seg 18 out 2021
HomeSociedadeRestaurantes de Curitiba participam de campanha pela educação especial

Restaurantes de Curitiba participam de campanha pela educação especial

A Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID) organizou uma campanha junto a restaurantes de Curitiba voltada para ajudar no desenvolvimento da educação especial em Curitiba – a Campanha Especial. São 23 restaurantes participantes, que revertem parte do dinheiro da venda de pratos para a realização de projetos gratuitos em escolas especiais de Curitiba.

As reformas nas escolas especiais são realizadas com a ajuda dos voluntários do programa Mão na Massa.

 

Realizada desde 2011, a parceria entre a ASID – organização sem fins lucrativos – e os restaurantes já arrecadou 20 mil reais, com 12 mil itens vendidos. A campanha ocorre o ano inteiro e nasceu da vontade dos donos de restaurantes de contribuir com a educação especial. Os estabelecimentos participantes ganham um Quadro Investidor, que, a cada prestação de contas – realizadas de quatro em quatro meses – evolui do bronze ao diamante.

O dinheiro arrecadado na Campanha é utilizado para a aplicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Especial (IDEE), que auxilia o trabalho feito pela ASID nas escolas, fazendo um balanço do impacto social e estrutural, dimensionando os pontos fortes e fracos da instituição.

Aplicado nas escolas no início e no final da ação, é através do IDEE que a ASID pode planejar o projeto conforme as necessidades de cada instituição. Após o término, o Índice é reaplicado anualmente para verificar a situação da instituição. “Caso seja percebido um retrocesso, retornamos para uma nova intervenção. Porém, desde que estamos atuando, nas 15 instituições essa medida nunca foi necessária”, afirma Luiz Hamilton Ribas, diretor de Marketing da ASID.

Segundo o diretor Eduardo de Abreu, a Campanha Especial surgiu da necessidade e carência de fundos para a aplicação do Índice. “Como tínhamos uma demanda de pessoas físicas que queriam investir na melhoria da educação especial de Curitiba, as pessoas conseguem ajudar indo comer nos restaurantes credenciados”, explica.

 

ASID- Ação Social para Igualdade das Diferenças

Curitiba e Região possuem cerca de 50 Escolas especiais gratuitas, com mais de 7.000 alunos, que atendem todos os tipos de deficiência, de todas as idades e com uma fila de espera estimada em mais de 1.700 famílias, carentes em sua maioria.

Alexandre Amorim e Luiz Hamilton Ribas, coo-fundadores da ASID, se depararam com um problema administrativo ao pesquisar a situação dessas escolas. “Este problema na gestão das escolas acaba resultando em dificuldades financeiras, profissionais desmotivados, parte jurídica desatualizada. As instituições ficam estagnadas, sem aumentar o número de alunos atendidos e sem conseguir recursos para manter as atividades e melhorar a infraestrutura”, avalia Luiz Hamilton Ribas. Entre aplicação de IDEE e realização de Projetos, a ASID já atuou em 15 Escolas, beneficiando diversas outras através das capacitações do Programa de Voluntariado Capacita.

Sem custo algum para as escolas, a ASID oferece como ajuda projetos que abordam a intervenção na gestão da instituição nas áreas de Gestão Escolar (marketing, financeiro, recursos humanos, jurídico, liderança), Infraestrutura e Captação de Recursos (incentivando a escola a entrar em contato com empresas, governo e comunidade no entorno).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes