Por João Cordeiro
A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) finalizou nesta quinta-feira (27) as aplicações da Prova Curitiba, avaliação destinada a 30,3 mil estudantes das turmas de 1º ano 9º do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME). Foram três dias, sendo cada um voltado a disciplinas diferentes, como: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
O objetivo do teste é verificar o nível de aprendizado adquirido pelos alunos, o que possibilita a identificação de fragilidades e potencialidades no ensino. Os resultados obtidos são utilizados no planejamento dos professores para a atualização do processo pedagógico do ano letivo seguinte.
Pela primeira vez, em 2025, a Coordenadoria de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (CIAEE) realizou adaptações específicas da Prova Curitiba para os estudantes com deficiência da RME. A avaliação adaptada foi aplicada para 460 estudantes do 3º ano. A Secretaria Municipal de Educação afirma que, em 2026, a prova adaptada incluirá as demais séries do Ensino Fundamental.
Segundo o Secretário Municipal da Educação, Jean Pierre Neto, a meta com a interpretação dos resultados da prova é melhorar os índices educacionais da cidade de Curitiba, entendendo o estado atual da rede pública municipal.
Editado por Gustavo de Sousa.


