sex 26 abr 2024
HomeCidadeSérie de reportagens retrata histórias de mulheres na luta por direitos

Série de reportagens retrata histórias de mulheres na luta por direitos

“Mulheres da Vila” apresenta os entraves sociais e políticos de moradoras de regiões periféricas curitibanas por meio de quatro personagens

Mulheres que, apesar de viverem em regiões comumente violentadas e oprimidas, não abrem mão de direitos em lutas sociais e políticas. A série de reportagens “Mulheres da Vila” retrata a batalha de curitibanas que encontram em ongs, associações e grupos uma forma de exigir direitos.

A série é de autoria de Jessica Brasil Skroch, egressa do curso de jornalismo na UFPR (Universidade Federal do Paraná). A jornalista destrincha em quatro reportagens a resistência e as lutas que marcam o perfil de quatro mulheres, todas moradoras de vilas de Curitiba. “Depois de fazer trabalho comunitário, percebi que há muitas mulheres líderes comunitárias, que desempenham ações sociais e políticas nestes espaços, e uma liderança diferente, que abraça a vida de muitas pessoas”, explica a autora.

O trabalho é costurado por um texto introdutório, que disserta sobre as características de mulheres de vila e prepara o terreno para as personagens. O produto mostra as trajetórias de Andréia de Lima, da Vila do Parolin; Gessi Borrher, da Vila Jardim União; Maurina Carvalho da Silva, da Vila Torres; e Vera Lúcia Soares Peres, das Moradias 23 de Agosto, e contou com a orientação de José Carlos Fernandes.

As reportagens de Jéssica estão documentadas no Jornal Plural. Para contar as histórias, a jornalista usou recursos visuais como fotos e infográficos, além de vídeos curtos, que intercalam a história com depoimentos das perfiladas.

“Podemos nos inspirar na trajetória dessas mulheres, e é preciso saber que elas existem, mostrar que elas transformam vidas com pouquíssimos recursos, e esse trabalho merece muita admiração”, reforça Jessica.

Leia a série “Mulheres da Vila”.

Breno Antunes da Luz
Estudante de Jornalismo da UFPR.