A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou 15 prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Regional Sul, durante o 22° Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado entre quinta-feira (8) e sábado (10) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Os trabalhos selecionados disputarão o prêmio nacional com os vencedores das outras quatro regiões do país em setembro, em Belo Horizonte (MG).
Pelo segundo ano consecutivo, a UFPR foi a instituição que teve o maior número de trabalhos aprovados para a fase nacional (no ano passado foram nove indicações). Em 2023, contudo, houve dois recordes: além dos 15 prêmios, a UFPR também liderou o número de finalistas da etapa. Foram 49 trabalhos selecionados (contra 27 do ano passado).
A exposição é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), com o intuito de premiar os melhores trabalhos da área da comunicação e dar visibilidade nacional aos projetos acadêmicos. Estudantes de qualquer período podem participar do prêmio, basta estar matriculado em uma instituição de ensino superior e o trabalho ser ministrado por um professor.
A graduanda do terceiro período de Publicidade e Propaganda da UFPR Paola Monda relata a alegria de participar de uma experiência tão enriquecedora mesmo no primeiro ano de faculdade, em um ano atípico, com a grade horária ainda em adaptação por conta da pandemia. Seu projeto, Grimório, foi desenvolvido em um trabalho em grupo na aula de Fotografia Publicitária no segundo semestre. O produto é finalista da categoria Embalagem e agora irá concorrer a fase nacional no mês de setembro.
“É uma oportunidade muito boa para quem acredita nos seus projetos. Agora estamos indo pro Intercom Nacional, passamos pelo regional, mas aconteça o que acontecer, já estamos muito felizes por essa conquista”
Paola Monda, estudante de Publicidade e Propaganda
Evento
A Orquestra Sinfônica Lobo Guará abriu o Congresso. Dentre os convidados para o evento, destaca-se a presença da jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti, responsável pelo painel A investigação jornalística como ferramenta de transformação social, que abriu o evento junto com o podcaster Ivan Mizanzuk. Após as palestras, começaram as apresentações dos alunos-líderes sobre os trabalhos participantes do congresso.
Na sexta-feira (09), o dia foi dedicado ao Intercom Jr (IJ), a Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, programação destinada a estudantes de graduação e recém-graduados para apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito acadêmico, e as Divisões Temáticas, jornada científica destinada para pesquisadores da pós-gradução. Com diversas palestras que abordaram o tema da comunicação em suas diversas áreas e abrangências.
No sábado, último dia do evento, além da premiação, ocorreram oficinas e minicursos para os congressistas interessados no período da manhã. A entrega dos prêmios foi pela parte da tarde, com início às 12h. Com direito a DJ e a participação da atlética da Unicentro (ASS – Atlética Simulação Social), a Bateria Assassina contagiou a todos na cerimônia. Toda a programação oferecida pelo Expocom Regional Sul 2023 tinha a proposta de diálogo entre os estudantes de diferentes universidades, com o intuito da troca de conhecimentos e experiências.
Agora todos os finalistas ficam na expectativa para a premiação nacional. Esse ano, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) será híbrido, e vai ter uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto e uma etapa presencial, entre os dias 05 e 08 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.
Veja aqui a lista de todos os ganhadores do Expocom Regional Sul 2023.
Colaboração de Larissa Neumann