sáb 20 abr 2024
HomeDestaquesUFPR leva maior números de prêmios na Expocom Sul 2023            

UFPR leva maior números de prêmios na Expocom Sul 2023            

Dentre 46 trabalhos finalistas apresentados na etapa regional do maior congresso de comunicação do país, 15 foram selecionados para fase nacional

                                                    

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou 15 prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Regional Sul, durante o 22° Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado entre quinta-feira (8) e sábado (10) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Os trabalhos selecionados disputarão o prêmio nacional com os vencedores das outras quatro regiões do país em setembro, em Belo Horizonte (MG).

Pelo segundo ano consecutivo, a UFPR foi a instituição que teve o maior número de trabalhos aprovados para a fase nacional (no ano passado foram nove indicações). Em 2023, contudo, houve dois recordes: além dos 15 prêmios, a UFPR também liderou o número de finalistas da etapa. Foram 49 trabalhos selecionados (contra 27 do ano passado).

A exposição é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), com o intuito de premiar os melhores trabalhos da área da comunicação e dar visibilidade nacional aos projetos acadêmicos. Estudantes de qualquer período podem participar do prêmio, basta estar matriculado em uma instituição de ensino superior e o trabalho ser ministrado por um professor.

A graduanda do terceiro período de Publicidade e Propaganda da UFPR Paola Monda relata a alegria de participar de uma experiência tão enriquecedora mesmo no primeiro ano de faculdade, em um ano atípico, com a grade horária ainda em adaptação por conta da pandemia. Seu projeto, Grimório, foi desenvolvido em um trabalho em grupo na aula de Fotografia Publicitária no segundo semestre. O produto é finalista da categoria Embalagem e agora irá concorrer a fase nacional no mês de setembro. 

“É uma oportunidade muito boa para quem acredita nos seus projetos. Agora estamos indo pro Intercom Nacional, passamos pelo regional, mas aconteça o que acontecer, já estamos muito felizes por essa conquista” 

Paola Monda, estudante de Publicidade e Propaganda

Evento

A Orquestra Sinfônica Lobo Guará abriu o Congresso. Dentre os convidados para o evento, destaca-se a presença da jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti, responsável pelo painel A investigação jornalística como ferramenta de transformação social, que abriu o evento junto com o podcaster Ivan Mizanzuk. Após as palestras, começaram as apresentações dos alunos-líderes sobre os trabalhos participantes do congresso. 

Na sexta-feira (09), o dia foi dedicado ao Intercom Jr (IJ), a Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, programação destinada a estudantes de graduação e recém-graduados para apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito acadêmico, e as Divisões Temáticas, jornada científica destinada para pesquisadores da pós-gradução. Com diversas palestras que abordaram o tema da comunicação em suas diversas áreas e abrangências.

No sábado, último dia do evento, além da premiação, ocorreram oficinas e minicursos para os congressistas interessados no período da manhã. A entrega dos prêmios foi pela parte da tarde, com início às 12h. Com direito a DJ e a participação da atlética da Unicentro (ASS – Atlética Simulação Social), a Bateria Assassina contagiou a todos na cerimônia. Toda a programação oferecida pelo Expocom Regional Sul 2023 tinha a proposta de diálogo entre os estudantes de diferentes universidades, com o intuito da troca de conhecimentos e experiências. 

Agora todos os finalistas ficam na expectativa para a premiação nacional. Esse ano, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) será híbrido, e vai ter uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto e uma etapa presencial, entre os dias 05 e 08 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. 

Veja aqui a lista de todos os ganhadores do Expocom Regional Sul 2023. 

Colaboração de Larissa Neumann

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo