ter 04 out 2022
HomeCidadeUtilização das inteligências artificiais reformula o cotidiano

Utilização das inteligências artificiais reformula o cotidiano

Edição da Revista Mercúrio provoca consumidores de redes sociais e aplicativos a refletir sobre o uso de tecnologias na sociedade contemporânea

O trabalho Inteligências Artificiais – Como essas novas tecnologias influenciam no cotidiano de cada um na sociedade contemporânea, publicado em dezembro de 2021, na Revista Mercúrio, constrói a linha do tempo dos novos aplicativos, fenômenos e adequações que os meios em seus entornos fazem para essa forma de sociedade. 

Com frequência, escutamos no dia a dia um amigo comandar sua casa por um pequeno dispositivo chamado Siri, pedir ajuda para gravar um vídeo para seu perfil no Tiktok ou para compartilhar sua live na Twitch. Demos liberdade para as inteligências artificiais nos mostrarem qual é o melhor conteúdo para assistirmos. Por outro lado, a capacidade da rede de interligar nossas vontades fez com que a indústria que consumimos se adequasse às necessidades e reivindicações. Permitiu, ainda, que pudéssemos ser produtores de conteúdo. 

Produzida na disciplina de Produção Gráfico e Editorial, ministrada pelo professor José Carlos Fernandes, a edição traz reflexões sobre como essas inovações atingem o cotidiano. O conteúdo foi escrito pelos alunos Leticia Negrello Barbosa, Patricia de Oliveira Ribeiro, Matheus Fenelon, Thayssa Artigas, Victória Luiza Maceno, Thamiris Regina Mottin, Maria Eduarda de Marco, Michel Vier, Camila Ristow Andrade, Caroline Gonçalves da Costa, Eduarda Eberhardt, Isabela Inácio Misocami, Carolina Genez, Paula Bulka, Letícia Carpi Baggio, Marina Anater, Camila Ristow Andrade, Caroline Gonçalves da Costa, Nicolas Codato Durigan, Eduarda Eberhardt, Isabela Inácio Misocami, Amanda Rodacovski, Thiago Fedacz, Jully Ana Mendes e  Emerson Araújo. O material foi também supervisionado por Catheine Grein e Letícia Ribeiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS