sáb 28 jan 2023
HomeCopa 2022Brasil vence Suíça e garante vaga nas oitavas de finais

Brasil vence Suíça e garante vaga nas oitavas de finais

Gol solitário de Casemiro, em partida pouco inspirada do ataque brasileiro, garantiu segunda vitória em duas partidas

A disputa não foi das mais fáceis e, apesar da falta de Neymar e do impedimento do primeiro gol de Vinícius Júnior, com dribles e um gol solitário de Casemiro o Brasil conquistou a vaga para as oitavas de finais na Copa do Mundo no Catar após a vitória contra a Suíça por 1 a 0.

O primeiro tempo de jogo foi bastante truncado. Apesar de ter 55% de posse de bola, a boa defesa da Suíça não deu muitas chances de gol, mas pouco assustou os jogadores.

No segundo tempo de jogo, após o (quase) gol de Vini Jr em rápido contra ataque pela esquerda, anulado após a revisão do VAR, e as entradas de Antony e Gabriel Jesus, a seleção se animou e  aumentou a pressão no ataque, crescendo na desenvoltura das jogadas. Sem tempo de bater o desânimo, aos 32 minutos do segundo tempo, Casemiro acertou um chute forte da entrada da área e marcou o gol da vitória.

Fase de Grupos 

A seleção da Suíça entrou em campo em busca de um empate, já que é tecnicamente mais fraca que o Brasil, também à procura de o Brasil não se classificar diretamente para as oitavas de finais.

Dentro da fase de grupos, o Brasil e a Suiça estão no grupo G, até a vitória do Brasil as duas estavam empatadas com 3 pontos, já que saíram vitoriosas de seus primeiros jogos.

Preocupações 

Após as lesões de Danilo e Neymar no primeiro jogo do Brasil, Tite decidiu substituir Danilo por Éder Militão e Neymar por Fred neste segundo jogo. O afastamento por lesão do principal nome da seleção foi motivo de preocupação, porém, ambos devem voltar até as quartas de final. 

Histórico de Copa Brasil x Suíça

Brasil e Suíça já haviam disputado dois jogos em copas (1950 e 2018), e ambos acabaram em empate. Na Copa de 2018 o empate de 1×1 acabou em polêmica: o meia Zuber empurrou o zagueiro Miranda antes de cabecear para o gol causando um suposto impedimento, que não foi cobrado. Miranda e outros jogadores brasileiros chegaram a reclamar com o árbitro da época e mandaram uma carta à Fifa questionando a não utilização do VAR. A vitória do Brasil no jogo de hoje acabou com um padrão da seleção e redime toda a polêmica gerada na Copa de 2018.

NOTÍCIAS RELACIONADAS