qui 21 out 2021
HomeDestaquesCEU oferece moradia mista de baixo custo para estudantes do Paraná

CEU oferece moradia mista de baixo custo para estudantes do Paraná

Curitiba é conhecida pela quantidade e qualidade de suas universidades públicas, que atraem não só estudantes locais como também de fora. Para estes, uma das opções de moradia barata é a Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU).

CEU tem forma de K, em homenagem a Juscelino Kubitschek (Foto: Divulgação CEUPR)
CEU tem forma de K, em homenagem a Juscelino Kubitschek (Foto: Divulgação CEUPR)

A CEU situa-se na Rua Luiz Leão, nº 01, Centro, ao lado do Colégio Estadual do Paraná e próxima ao Shopping Mueller. Anexa ao Passeio Público, sua localização permite fácil acesso a diversos campi da UFPR, como a Reitoria e o Prédio Histórico, além de outras instituições de ensino.

Os moradores dividem, na mensalidade, os custos pelos serviços oferecidos, que consistem em: água, luz, internet, lavanderia, portaria, café da manhã e salário dos funcionários. O valor encaixa-se na faixa dos R$220,00 mensais.

Sua estrutura conta com 182 quartos duplos e 4 quartos de hospedagem, além de salão nobre, quadra de esportes, churrasqueira, biblioteca, cozinha e sala de convivência, entre outros espaços. Tem capacidade total para 364 moradores e hoje abriga 223 estudantes.

Perfil do morador

Fachada da CEU (Foto: Bruna Remes)
Fachada da CEU
(Foto: Bruna Remes)

Para morar na CEU é necessário atender a certas especificações: ser estudante (são válidos cursos pré-vestibular, técnico, de graduação ou de pós-graduação); não ter pais morando em Curitiba; e ter renda comprovadamente baixa.

Não há exigências religiosas, embora os diversos grupos coexistam harmoniosamente. Segundo o presidente da Fundação, Luiz Henrique Pinheiro Lemos, esse convívio é essencial para a formação dos jovens. “Isso influencia muito a vida e o comportamento deles depois que saem daqui. Eles têm uma mudança na visão de sociedade”, sustenta.

Organização

Sala Hermínia Lupion (Foto: Divulgação CEUPR)
Sala Hermínia Lupion (Foto: Divulgação CEUPR)

Criada em 1948, a construção é em forma de “K”, em homenagem ao ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek. Os quartos e banheiros são separados por corredores, chamados de “alas”, femininas ou masculinas.

Os habitantes são responsáveis pela limpeza dos próprios quartos e devem seguir as normas de convivência dispostas no regimento interno. Também precisam dedicar oito horas mensais de trabalho voluntário em prol da instituição.

 Hospedagem

Para complementar a renda, a Casa dispõe de quartos para hóspedes que queiram pernoitar ou passar poucos dias no local. A diária custa R$25,00, inclui o café da manhã e permite acesso às áreas de lazer.

Transporte

box ônibus

 

Outras casas

O Jornal Comunicação conversou também com moradores da CEUC e da CELU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes