qui 25 abr 2024
HomeDestaquesConheça cuidados para começar praticar corrida

Conheça cuidados para começar praticar corrida

Esporte é o segundo mais popular do país e é estilo de vida para muitos atletas. Cuidados com saúde e alimentação são fundamentais para quem quer começar a correr

Qualquer pessoa pode praticar corrida, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, a intensidade do esforço seja compatível com a sua capacidade funcional. Para quem já está caminhando e em melhor condição física, correr torna-se natural, pois o esforço necessário para manter a mesma frequência cardíaca durante o treinamento o obrigará a acelerar o ritmo.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 33,4% das mulheres do Brasil praticam atividade física ou um esporte, número que sobe para 42.7% entre os homens. “No relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, da Pnad 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com alguma frequência”.

Cuidados antes de começar a correr

Antes de correr é indicado buscar ajuda de profissionais da área que possam orientar sobre o ritmo dos treinamentos. É recomendado que a pessoa vá ao médico para se certificar de que está apta, sem limitações clínicas.

Victor Hugo Kirrian é personal trainer na empresa The Running Moms, uma assessoria de corrida em Curitiba. Segundo ele, entre muitos benefícios, a prática da corrida melhora a qualidade do sono, aumentando a capacidade de memória e atenção. Além disso, “diminui o nível de estresse e de ansiedade pela liberação de hormônios como endorfina”, diz.

É recomendado às pessoas que iniciam a prática ter cuidados. O principal deles é começar aos poucos para não correr o risco de lesões e trazer problemas de saúde. Além de uma pessoa que para auxiliar nas questões físicas, é importante ter atenção com a alimentação. A nutricionista Evellyn Pauline, que trabalha no laboratório Kairós, em Foz do Iguaçu, explica que a corrida, além de reduzir riscos de doenças cardiovasculares, traz alguns benefícios para a saúde, como a redução de colesterol e triglicerídeos. Auxilia no peso ideal, na redução de doenças crônicas como diabetes e hipertensão”.

Começar a correr depois dos 40 anos

Para muitos a corrida foi se achegando e fazendo parte da rotina. É o caso de Sebastião Maria dos Santos, que começou a correr em 2004 de forma amadora, quando tinha 45 anos. Com o tempo, a atividade se tornou parte da vida, e hoje Sebastião diz que não consegue ficar “um dia sem dar uma corrida e ter aquele momento de espairecer a cabeça. Hoje, aos 62 anos, tenho uma vida excelente, na ativa, participo de várias competições e sempre busco o melhor para minha vida”.

Sebastião Maria dos Santos começou a correr aos 45 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Há estudos que dizem que quando se pratica atividade física, o corpo passa a produzir mais endorfina e serotonina, hormônios neurotransmissores que estão ligados a sensações de bem-estar. Além disso, essas substâncias produzidas pelo corpo promovem o que em psicologia é chamado de estabilização afetiva, uma condição que, ao auxiliar e reduzir crises de ansiedade e estresse, ajuda a memória e amplia a capacidade de raciocínio acelerado.

A psicóloga Letícia Silveira, que atua em consultório há 11 anos, conta que já teve pacientes que foram curados de ansiedade, depressão e outras doenças emocionais a partir da prática de atividades físicas. “Ela é um dos remédios mais benéficos para a saúde emocional”, avalia.

Benefícios que a corrida traz para o corpo

● Perder peso
● Melhorar os níveis de colesterol
● Aumentar a função cardiopulmonar
● Reduza o risco de ataque cardíaco
● Aumentar a massa muscular
● Ative a circulação sanguínea e reduz os problemas cardíacos
● Melhorar a qualidade do sono
● Estimula a formação de massa óssea e ajuda a prevenir danos como a osteoporose
● Melhorar a autoestima
● Aumente a aptidão física
● Dê às pessoas uma sensação de felicidade
● Reduza o estresse e melhore a depressão
● Melhorar a eficiência metabólica

Como um sedentário pode começar a correr

Quem nunca praticou esportes e quer se livrar do sedentarismo deve começar devagar. Antes de correr, caminhe por algumas semanas para estimular a frequência cardíaca e ganhar resistência física. Para iniciantes, corrida e caminhada são recomendadas. Se você nunca se exercitou é impossível correr por muito tempo, então se você não consegue acompanhar seu progresso ou precisa de um período de descanso mais longo, não desanime.

Qualquer pessoa que pratique esportes por um período de tempo ou participe de uma academia pode começar a correr de 15 a 20 minutos, desde que não haja restrições clínicas. Gradualmente, os minutos podem ser estendidos.

Ana Cristina Gomes da Silva
Estudante de Jornalismo da UFPR.