sex 19 abr 2024
HomeDestaquesCoro da UFPR busca aproximar comunidade e universidade através da música

Coro da UFPR busca aproximar comunidade e universidade através da música

Fundado em 1958, o Coro da UFPR recebe pessoas de toda a comunidade para aprender sobre música. Em seus 56 anos, mais de 5000 pessoas integraram esse grupo e foram realizadas mais de 500 apresentações. O Coro é gratuito e conta com três temporadas oficiais ao logo do ano, além de alguns recitais e apresentações entre elas. O grupo também participa anualmente do Festival de Antonina. Hoje, conta com uma equipe de 73 cantores.

Imagem 1 -Coro da UFPR
Membro do Coro tocando piano na sala do Coro (Foto: Maria Miqueletto)

Os integrantes têm aulas de teoria musical e solfejo. Alunos avançados também dão aulas ao restante do grupo. “Aqui temos todo tipo do conhecimento, já tivemos alunos dando aulas de yoga para os cantores”, conta Alvaro Nadolny, 56, maestro do Coro.

Lívia Ribeiro, 22, cantora do Coro há 2 anos e graduada em música, conta o que mais gosta: “Ver as pessoas novas, que nunca tiveram contato com música antes, se desenvolvendo aqui, é muito legal”. Lívia também frisa o impacto dessa experiência em sua vida. “Aprendi mais de música aqui, do que em sala de aula”, conta.

Processo seletivo

Ensaio do Coro da UFPR no teatro da Reitoria (Foto: Marcos Solivan)

Os testes para integrar o Coro da UFPR já começaram e vão até o dia seis de março. Realizados no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na sala do Coro, os exames acontecem toda segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 18h. Não é necessário agendamento prévio. Para ingressar no Coro não tem pré-requisitos.

Avaliados pelo maestro Alvaro Nadolny, os candidatos são julgados pela percepção auditiva e classificação vocal. “Os principais quesitos avaliados são a habilidade rítmica e de afinação e a memória musical”, reforça o maestro. Mesmo para os candidatos que não entrarão para o Coro, Alvaro faz questão de dar dicas e indicar exercícios musicais quando necessário.

Resultado

A lista dos candidatos convocados a integrar o grupo em 2015 será divulgada no dia 9 de março, na porta da sala do Coro. Neste mesmo dia, eles participarão de seu primeiro ensaio.

Os ensaios ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h, na sala do Coro.

Para mais informações visite a página do Coro da UFPR no facebook ou ligue para o telefone (41) 3310-2635. Confira também o Grupo de MPB da UFPR.