qui 21 out 2021
HomeDestaquesGrupos de Cultura na UFPR abrem inscrições para amantes da música brasileira

Grupos de Cultura na UFPR abrem inscrições para amantes da música brasileira

Apresentação do Grupo de MPB no Festival de Inverno de 2014, em Antonina - PR. (Foto: Marcos Solivan)
Apresentação do Grupo de MPB no Festival de Inverno de 2014, em Antonina – PR. (Foto: Marcos Solivan)

Os grupos artísticos da UFPR são promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), com sede no Prédio Histórico. Totalmente gratuitos, estão em processo de admissão de novos componentes e contemplam atividades tais como dança, teatro e música – como é o caso do Grupo de MPB.

Inicialmente uma ramificação do Coro da UFPR, o Grupo de MPB foi uma alternativa para os coralistas que tinham interesse em cantar música brasileira. Idealizado por Doriane Rossi, diretora musical, o Grupo se desenvolveu e há quase 21 anos realiza espetáculos em que o objetivo principal é mesclar voz e arte.  “Cantar música brasileira com a partitura na mão parecia não satisfazer. Então começamos a criar alguns movimentos e percebemos que precisávamos de um profissional para fazer isso”, explica Doriane. E assim passaram a focar na experiência cênica como um destaque de suas apresentações, aumentando a equipe técnica e de produção. “Ensaiamos dois dias na semana. Num dia trabalhamos as músicas e os arranjos, e no outro cuidamos da expressão corporal, conforme o espetáculo. Fazemos projetos diferentes a cada ano, os temas são muito variados”, descreve. Na programação deste ano já estão o tradicional Festival de Inverno da UFPR, em Julho, e a Temporada 2015, em Outubro; mas existe abertura para convites externos.

 

"A música faz parte da minha alma", diz a solista Celina Grabowski. (Foto: Marcos Solivan)
“A música faz parte da minha alma”, diz a solista Celina Grabowski. (Foto: Marcos Solivan)

Quem Canta

A equipe conta com cinco profissionais técnicos e três músicos, além dos 16 cantores atuais. Há vagas para contraltos e tenores, mas outras classificações também podem fazer o teste e aguardar na lista de espera, caso sejam selecionadas.

São aceitos profissionais e estudantes da UFPR, bem como quem se interessar e já tiver certa experiência musical. Foi o que aconteceu com Celina Grabowski, empresária e hoje solista do grupo, que encontrou na música uma paixão e frequenta as aulas sempre muito alegre. Para ela, a interação de personalidades distintas gera um clima bem amistoso: “O convívio é muito bom, nos preocupamos uns com os outros e nos ajudamos como uma família”.

 

 

Processo Seletivo

As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 27 de fevereiro, através do telefone (41) 3310-2742.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira, para análise de voz, afinação e percepção auditiva, será realizada do dia 10 de fevereiro ao dia 11 de março; e a segunda, sobre as habilidades cênicas dos candidatos classificados, será na noite do dia 12 de março.

O resultado sairá no dia 13 de março e os ensaios começarão no dia 17 de março.  As aulas acontecem nas terças e quintas, das 19h30 às 21h30, no Prédio Histórico.

O repertório está disponível no SoundCloud do grupo. Para maiores informações, confira a fanpage.

Para conhecer os outros grupos artísticos da UFPR, acesse o site da PROEC.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes