qui 25 abr 2024
HomeCidade"Curitiba Cervejeira": documentário premiado revela o cenário da cerveja artesanal em Curitiba...

“Curitiba Cervejeira”: documentário premiado revela o cenário da cerveja artesanal em Curitiba e Região Metropolitana

Em entrevistas com especialistas da área e donos de microcervejarias, a produção apresenta os motivos que levaram a capital paranaense a se tornar referência nacional e internacional

Em agosto de 2017, Curitiba recebeu oficialmente o título de Capital da Cerveja Artesanal, honra concedida pela Câmara Municipal. Em 2018, o Mapeamento das Cervejarias Artesanais do Paraná identificou 64 cervejarias com planta própria e registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado. O levantamento foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) e a Faculdade Guairacá.

O documentário “Curitiba Cervejeira” (2019) apresenta relatos de especialistas da área, da crítica especializada, donos de microcervejarias e representantes do governo local, expondo como a produção de cervejas artesanais está relacionada ao desenvolvimento turístico, social e econômico de Curitiba e Região Metropolitana. A produção também realiza um registro deste nicho de mercado local e regional, traçando a trajetória da fabricação da cerveja artesanal na capital. Em 2019, o documentário foi premiado em 1º lugar na categoria “Melhor Videodocumentário”, no 23º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense.

Segundo dados do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, o país fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. (Imagem: Reprodução/Curitiba Cervejeira).

Produzido pelas jornalistas Bárbara Michelis Rubira e Karen Sailer Kletemberg e orientado pela Profa. Myrian Del Vecchio de Lima, o material foi apresentado em 2019 como Trabalho de Conclusão do Curso em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira o documentário completo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo