sáb 28 jan 2023
HomeCopa 2022De crianças a adultos, todos guardam lembranças das Copas

De crianças a adultos, todos guardam lembranças das Copas

Momentos de tensão, euforia, tristeza e alegria fazem parte das memórias dos torcedores e são recordadas a cada competição

A Copa do Mundo mexe com o coração de cada torcedor. É o momento de reunir amigos e familiares para vibrarem juntos pela seleção. Não há quem não carregue lembranças dos dias de jogos, em especial da sua seleção.

A Copa já é uma senhora que conta quase um século de idade – o primeiro torneio aconteceu em 1930. Desde então, cada edição do campeonato tem suas particularidades, a personalidade muda conforme a cultura local do países-sede. As memórias da copa também acompanham os torcedores nesses lugares.
Tem os que acompanham os jogos nos estádios, nos bares, de casa, os que assistem pela televisão ou nas plataformas de streaming. Todos acabam contagiados pelo espírito do futebol. Não há limites nem fronteiras, tanto que muitos embarcam para onde quer que seja o torneio: Suécia, México, Estados Unidos, Japão ou, agora, no Catar.

São muitas as boas histórias. Resgatando a nostalgia dos campeonatos passados, a repórter Joana Tápea conversou com Julia Abreu, adolescente que viveu a Copa de 2018 ainda criança; Simone Mattos, jornalista que trabalhou na Copa de 2014; Ediney Leal, entusiasta do esporte e Rafaela Lara, que teve a oportunidade de assistir uma partida no Catar.

O episódio foi produzido pelas estudantes Joana Tápea e Marina Anater para a disciplina de Laboratório de Radiojornalismo I, com orientação da professora Rosângela Stringari.

Confira lances que estão gravados na memória e no coração dos torcedores da Copa neste episódio do Foca na Copa.

#FocaNaCopa

A equipe do Jornal Comunicação, em conjunto com os professores das disciplinas laboratoriais de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, produz o #FocaNaCopa a quase 12 mil quilômetros de distância da sede do evento. A Copa do Mundo reúne países de todos os continentes e é, sem dúvidas, o evento mais assistido durante sua veiculação. A cobertura envolve reportagens para diferentes mídias e formatos, como texto, áudio e vídeo. Acompanhe a história e o impacto, social, político e econômico da Copa do Mundo, maior competição esportiva do globo, nas redes sociais e no portal do Jornal Comunicação.

Lucas Daniel
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lucas Daniel
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR)