Neste domingo (05), inicia-se em todo país a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinada aos estudantes que já finalizaram o ensino médio e podem ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, mais de 3,9 milhões de inscritos se preparam nacionalmente para ingressar no curso de seus sonhos no Brasil e mais de 160 mil no Paraná.
Neste primeiro momento, os alunos realizarão a prova de conhecimentos em redação, linguagens (português e inglês ou espanhol, conforme a escolha pré-realizada) e ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia). O gabarito sairá no dia 24 de novembro, e as notas serão disponibilizadas em 16 de janeiro de 2024.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O início das provas acontece às 13h30, baseado no horário de Brasília. Portanto, quem vive em locais com fusos horários diferentes precisa se atentar a diferença de tempo para a capital federal. E é importante chegar com antecedência aos locais de prova.
As principais linhas de ônibus de Curitiba, que dão acesso aos locais de prova da primeira fase, receberão reforço, segundo informações da Urbanização de Curitiba (Urbs). A lista das linhas que dão acesso aos locais de prova e seus principais pontos de parada, bem como os horários dos ônibus, podem ser conferidos no site da Urbs.
Os candidatos que ainda não consultaram seu local de prova podem fazer a pesquisa na Página do Participante. O Cartão de Confirmação informa o local onde cada um realizará o exame, tanto neste dia 05, quanto no próximo domingo, dia 13.
O que devo levar no Enem 2023?
- RG ou outro documento oficial com foto (documento digital também é válido);
- Caneta transparente com tinta na cor preta;
- Cartão de confirmação de inscrição (não é obrigatório)
- Lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
O que não devo levar no Enem 2023?
- Qualquer equipamento eletrônico como celulares deve ser desligado e guardado no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos, o candidato será eliminado;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros (o fiscal, provavelmente irá pedir para serem retirados);
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Tudo isso, porém, não será para muitos daqueles que estão passando pelas constantes chuvas no Paraná. As enchentes e alagamentos vem tomando conta de diversos municípios e alunos que estiverem nesta situação poderão pedir a reaplicação da prova, entre os dias 13 a 17 de novembro. Isso veio após a Secretaria de Educação do Paraná (SEED) enviar um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC). Vale ressaltar que cada pedido será avaliado individualmente e comprovando que as condições causadas pelas fortes chuvas prejudicaram o aluno, ele poderá fazer o Enem em 12 e 13 de dezembro.
Confira as datas das provas do Enem 2023
- Aplicação das provas do Enem 2023: 05 e 12/11/2023
- Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
- Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
- Divulgação das notas: 16/01/2024