dom 03 mar 2024
HomeCiência & TecnologiaEspecialistas da mente analisam sonhos enigmáticos no podcast PóDe Sonho

Especialistas da mente analisam sonhos enigmáticos no podcast PóDe Sonho

Realizado por alunos de Radiojornalismo I, o programa aborda a relação dos sonhos com a psiquê humana

Se existe um aspecto da vida humana muito natural, mas que ainda assim permanece incógnito para boa parte de nós, este é o sonho. 

Você deve já ter tido um sonho quase cataclísmico e muito realista que te fez pular da cama ao acordar ou até mesmo ficar pensativo sobre ele por um bom tempo. “Este sonho significa algo? Quer me dizer alguma coisa? Porque eu sonhei isso?!” são apenas algumas das interrogativas que nos surgem após uma estranha experiência onírica. Sonhos do tipo são um resultado direto de um processo cerebral que os especialistas chamam de “Sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos)”, ocasionado por uma fase do sono onde a cognição é mais ativa, o relaxamento corporal é mais profundo e quando o indivíduo costuma revirar o globo ocular repetidas vezes, daí o nome. Nesta fase, muitas pessoas têm experiências no mínimo curiosas, é o que nos mostra o podcast “PóDe Sonho”, realizado pelos estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná Chananda Buss, Cecília Sizanovisk, Gustavo Beckert e Juliana Sehn. 

O podcast foi produzido como atividade avaliativa da disciplina laboratorial de Radiojornalismo I. A temática do produto nasceu de uma curiosidade que os próprios alunos compartilhavam entre si há um bom tempo, é o que conta Buss:

“Tínhamos vontade de entender a análise dos sonhos, entender como funcionava este mundo. Todos nós somos muito amigos e nas nossas próprias conversas compartilhávamos sonhos que tínhamos e tentávamos analisar, sabe, opinar no sonho um do outro (risos). Afinal, porque por vezes temos sonhos tão esquisitos? São aleatórios ou há uma explicação lógica para isso? Dessa nossa curiosidade pessoal surge a ideia do produto” 

Marta Albuquerque, entrevistada do primeiro episódio do podcast, compartilha com os ouvintes um desses “sonhos esquisitos” que ela teve e que desencadeou uma mudança radical em seu estilo de vida. Marta sonhou com uma enchente global que estava engolindo o planeta terra, enquanto ela tentava fugir da tragédia junto com sua família e amigos. Esta projeção de seu subconsciente foi o que a motivou a tomar decisões difíceis em sua vida profissional das quais ela estava com muito receio. Sobre o sonho de Marta, a psicóloga junguiana Freya Imaguire nos conta que  “[…] sonhar com inundação é muito frequente em situações de medo e perda de confiança […] a água subindo e inundando remete à pequenez e a impotência que a gente sente diante de algo grandioso”. Então sim, pelo visto há uma explicação lógica para o que sonhamos, pelo menos em alguns casos excepcionais.

No decorrer dos três episódios da primeira temporada do podcast (disponível no Spotify do Jornal Comunicação), a psicóloga e o neurocientista Felipe Costa analisam as experiências oníricas de três sonhos enigmáticos: o da Marta, da Gabriela Zadvorne e o da Bianca Weiss. 

Você também quer ter um de seus sonhos mirabolantes analisados por especialistas? Mande um direct no Instagram @jornalcomunicacaoufpr e conte pra nós o seu sonho.


Jéssica Blaine
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Jéssica Blaine
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
Pular para o conteúdo