ter 19 mar 2024
HomeDestaquesFesta gratuita em domingo de carnaval será animada por bateria universitária

Festa gratuita em domingo de carnaval será animada por bateria universitária

No próximo domingo (15), a partir das 16h, a Bateria Extremamente Bêbada da Associação Atlética de Comunicação Social (Bebacos, para os íntimos) vai embalar a folia dos curitibanos na Puta Festa de Carnaval. O evento tem mais de 6 mil pessoas convidadas nas redes sociais e faz parte de uma série de festas produzidas para desentediar os domingos de Curitiba; uma tendência que também está se expandindo para Joinville.

A parceria Bebacos + Puta Festa começou em 2014, quando os organizadores descobriram que, surpreendentemente, o ritmo mais tocado não é o samba, e sim o funk. “Isso os animou muito, porque o funk é um dos gêneros que mais tocam nas festas deles. Então, quando descobriram que tocamos Valesca, nos adotaram como se fôssemos a bateria oficial da Puta Festa!” comenta Pedro Oliveira, puxador de voz da bateria.

puta festa bebacos 2014
Bebacos na Puta Festa de Carnaval de 2014 (Foto: Jhennyfer Pereira)

“Queríamos uma bateria que não tocasse só os clássicos do carnaval”, confirma Tatiane Corrêa dos Santos, produtora de eventos e uma das organizadoras da Puta Festa. “No carnaval passado a aceitação foi bem positiva, então resolvemos repetir”, diz.

A Puta Festa começou como um evento colaborativo, pago com a contribuição voluntária dos presentes. Devido à demanda, só a cooperação com os gastos não bastou e foi preciso instituir um valor de entrada. “Pensamos em trabalhar com patrocínios futuramente, mas não conseguimos ainda”, conta Tatiane. Entretanto, ela explica que a festa de domingo será de graça: “é uma edição bem especial, onde voltamos às nossas origens”.

OS BEBACOS

A Bateria é uma atribuição da Associação Atlética de Comunicação Social (AACOS), a qual é responsável pela manutenção dos instrumentos e envolvimento com fins esportivos – como o motivo pelo qual os Bebacos existem: fazer torcida nos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS), instigando a competição entre UFPR e outras universidades do estado com suas paródias de humor ácido. A equipe, com 20 instrumentos, quer aumentar sua capacidade: “Abrimos um processo administrativo junto à UFPR para aquisição de novos equipamentos, mas provavelmente só teremos no segundo semestre” lamenta Pedro, que também é vice-presidente da AACOS.

Quem participa precisa saber as letras das músicas e ter disposição para aprender um novo instrumento. O desempenho e a participação nos ensaios contam positivamente para ser escalado para as apresentações, tais como o Curitibatuque e a Puta Festa – e quem sabe até na edição do evento no domingo seguinte, em Joinville. A presença dos Bebacos numa manifestação cultural desse porte traz destaque não só para a Atlética, como também visibilidade para o próprio curso de Comunicação Social, especialmente no caso do JUCS.

Local: Rua Jaime Reis, 598, Curitiba
Dia: 15, domingo
Horário: 15:00 às 22:00
Confira a programação no evento da Puta Festa no Facebook. Para maiores informações,  acesse a página da Bateria.