O Conselho Universitário (Coun) da universidade aprovou hoje (28), por volta da hora do almoço, a adesão do Hospital de Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A informação chegou de imediato aos manifestantes contrários à medida que tentaram invadir a Reitoria, porém o alvoroço foi dispersado por tiros e bombas de efeito moral, lançadas de dentro do prédio pela Polícia Federal, que foi chamada para garantir o direito de reunião do Coun.
Os manifestantes eram formados por alguns trabalhadores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest) e, sobretudo, por estudantes. Eles não aprovam a associação com a Ebsehr porque acreditam que isso vai privatizar o HC, acarretando demissão dos trabalhadores e fim do atendimento gratuito aos cidadãos, assim como da autonomia da UFPR.
Esse não é o entendimento do Coun, que diz aprovar a resolução pois a Ebserh permitirá a continuidade do atendimento gratuito, com abertura de leitos e concursos públicos, sem afetar a liberdade da universidade.