sex 26 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoFrente de Esquerda ganha eleições administrativas do CAHS

Frente de Esquerda ganha eleições administrativas do CAHS

Membros da Frente de Esquerda comemoram vitória no prédio histórico da UFPR depois de uma disputa acirrada. Foto: Victor Romfeld

Nove votos garantiram as eleições administrativas pela Frente de Esquerda de Direito da UFPR. Dentro de um dos auditórios do Prédio Histórico acontecia a apuração dos votos da eleição para o Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS). O centro acadêmico representa os alunos do curso de Direito, e é famoso por ter as eleições mais disputadas da Universidade. De um lado, a chapa da Frente de Esquerda “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” tinha membros preocupados com o resultado. Do outro, a chapa do Partido Democrático Universitário (PDU) “SemprefiCAHS” dizia-se confiante. Até os últimos minutos, a disputa era acirrada e o clima ficou tenso.

Depois de muita gritaria, apenas nove votos foram decisivos para que a Frente de Esquerda conquistasse o administrativo do centro acadêmico. Os membros do PDU, apesar de terem conseguido a maioria do deliberativo, ficaram revoltados com o resultado. Frases como “vocês não nos representam” foram dirigidas aos representantes da Frente de Esquerda. A disputa ultrapassava o CAHS e tocava no embate político entre esquerda e direita do curso de Direito.

Em entrevista ao Jornal Comunicação, um dos membros da Frente de Esquerda Kauan Cangussú afirmou que é compreensível a revolta do PDU, já que há uma dificuldade por parte de alguns membros do partido de reconhecerem que a realidade universitária mudou. “Eles não conseguem fugir de velhos discursos usados por mais de cinquenta anos. A ideia de existir uma frente de esquerda que une vários partidos e propõe novas formas de política acadêmica ainda não consegue ser assimilada por eles”, explica. Representantes do PDU não quiseram se posicionar sobre o ocorrido.