sex 26 abr 2024
HomeDestaquesJornal Comunicação lança edição impressa sobre economia

Jornal Comunicação lança edição impressa sobre economia

Distribuição do material é gratuita; leitura pode ser feita no impresso e no online

O Jornal Comunicação acaba de lançar a segunda edição impressa desde o início da pandemia. E desta vez o material reúne textos que mergulham em um assunto cada vez mais comentado e que interfere no dia a dia das pessoas: economia. Com a manchete E a economia ficou “pra depois”, a produção, realizada por 25 estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca revelar as muitas razões pelas quais a economia brasileira estagnou e, principalmente, as consequências para grupos socialmente mais vulneráveis.

A edição conta com seis matérias, abordando de temas relacionados a demissões em startups, empresas de tecnologias consolidadas pela lógica de inovação, até as quedas nas vendas no mercado editorial de livros. Além disso, toca em questões como inflação e perda do poder de compra pelo salário mínimo.

Na edição impressa, a fome, tema trabalhado no primeira reportagem da série Brasil Insustentável, revela uma das suas mais perversas faces: a carência alimentar de crianças. Só na última década, revela a reportagem, o número de crianças menores de cinco anos abaixo do peso ideal aumentou 72%.

Além disso, o Jornal Comunicação também traz um texto opinativo do jornalista e professor do curso José Carlos Fernandes sobre economia e sociedade, uma charge e também um editorial. Além do conteúdo, os materiais complementares se destacam, como podcasts e textos de apoio, com acesso via QR Code.

Após a distribuição da tiragem de 1 mil exemplares, uma versão em PDF será disponibilizada no site.

De acordo com o estudante Gabriel Tassi, um dos editores-chefe da edição, o leitor vai encontrar materiais experimentais.

“Os textos buscam explicar para o leitor a economia em toda sua complexidade. Para isso, foi feito um trabalho que aborda temáticas como o preço de um simples hambúrguer, até assuntos macro, como demissões em massa feitas por todo um setor de tecnologia. Isso põe a economia enquanto um assunto multifacetado, e nós, do Jornal Comunicação, buscamos trazer para esse tema tão importante, mas pouco compreendido, um olhar jovem e inovador.

Gabriel Tassi, estudante de Jornalismo e um dos editores da edição

O trabalho envolveu estudantes a partir do segundo ano de curso, matriculados nas disciplinas de Laboratório Multimídia de Jornalismo I e Laboratório de Jornalismo III – Impresso e Revista, ambas ministradas pelo professor Hendryo Anderson André.

Breno Antunes da Luz
Estudante de Jornalismo da UFPR.