Em busca de apresentar os elementos que fundamentalizam a prática da umbanda, a websérie “UmbandaÉ” produzida pela estudante de jornalismo Mariana Souza, com a orientação do professor Vinicius Carrasco para a disciplina de Projeto Jornalístico, nos leva para dentro de dois terreiros de Curitiba – a Casa de Umbanda Pai Chico das Almas e o Terreiro de Umbanda Vovó Benta.
Em cada episódio, são abordados diferentes aspectos da religião de matriz africana, desde as figuras mitológicas, quanto a importância do som e do movimento nas expressões da fé. Dividido em três partes, a produção conta com entrevistas com sacerdotes que trazem suas vivências dentro dos terreiros, dando a oportunidade para a desmistificação do imaginário popular sobre o culto umbandista.
A pesquisa do tema contou com a colaboração de Flávio Maciel, coordenador do Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana (FPRMA) e babalorixá – que abordou o contexto histórico da religião em entrevista durante o planejamento da série.
Produtora e editora da websérie, Mariana afirma que o jornalismo serve como uma maneira de visibilizar e criar espaço para produções que abordam tais temas ainda impactados pelo preconceito e a intolerância religiosa. “‘UmbandaÉ’ aproveita isso trazendo um público tímido e receoso para dentro dos terreiros e, especialmente, para perto de pais e mães de santo – personagens tão estigmatizados na sociedade, mas que têm muito para nos ensinar”, afirma ela.
Assista a websérie completa ‘UmbandaÉ’.