qui 18 abr 2024
HomeDestaquesLuz, som e movimento: websérie “UmbandaÉ” aborda aspectos da fé umbandista

Luz, som e movimento: websérie “UmbandaÉ” aborda aspectos da fé umbandista

Por meio de entrevistas com sacerdotes de terreiros, produção audiovisual aborda os principais elementos da umbanda

Em busca de apresentar os elementos que fundamentalizam a prática da umbanda, a websérie “UmbandaÉ” produzida pela estudante de jornalismo Mariana Souza, com a orientação do professor Vinicius Carrasco para a disciplina de Projeto Jornalístico, nos leva para dentro de dois terreiros de Curitiba – a Casa de Umbanda Pai Chico das Almas e o Terreiro de Umbanda Vovó Benta.

Em cada episódio, são abordados diferentes aspectos da religião de matriz africana, desde as figuras mitológicas, quanto a importância do som e do movimento nas expressões da fé. Dividido em três partes, a produção conta com entrevistas com sacerdotes que trazem suas vivências dentro dos terreiros, dando a oportunidade para a desmistificação do imaginário popular sobre o culto umbandista.

A pesquisa do tema contou com a colaboração de Flávio Maciel, coordenador do Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana (FPRMA) e babalorixá – que abordou o contexto histórico da religião em entrevista durante o planejamento da série.

Produtora e editora da websérie, Mariana afirma que o jornalismo serve como uma maneira de visibilizar e criar espaço para produções que abordam tais temas ainda impactados pelo preconceito e a intolerância religiosa. “‘UmbandaÉ’ aproveita isso trazendo um público tímido e receoso para dentro dos terreiros e, especialmente, para perto de pais e mães de santo – personagens tão estigmatizados na sociedade, mas que têm muito para nos ensinar”, afirma ela.

Assista a websérie completa ‘UmbandaÉ’.

Izabela Morvan
Estudante de Jornalismo pela UFPR
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Izabela Morvan
Estudante de Jornalismo pela UFPR
Pular para o conteúdo