qui 02 maio 2024
HomeDestaquesMais 36 mil candidatos concorrem a vagas no Vestibular da UFPR 2024

Mais 36 mil candidatos concorrem a vagas no Vestibular da UFPR 2024

O gabarito provisório da primeira fase tem previsão de ser divulgado na segunda-feira, 23, ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná, realizada neste domingo (22), recebeu candidatos para concorrer às 5.317 vagas oferecidas em 122 cursos. O processo seletivo atual ultrapassou o número de inscritos dos últimos cinco anos, totalizando mais de 45 mil, um aumento de 3% se comparado à edição anterior. Segundo a UFPR, o gabarito provisório será divulgado hoje, 23, ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos.

A fase inicial do vestibular consiste em 90 questões objetivas das disciplinas do Ensino Médio, incluindo Língua Portuguesa e Estrangeira, Matemática, Geografia, Biologia, Química, Física, História, Filosofia e Sociologia. Na segunda etapa, agendada para dezembro, os candidatos devem responder a questões discursivas das disciplinas específicas e elaborar três textos, a chamada “prova de redação”.

No primeiro momento, os candidatos têm 5h30 para realizar o processo seletivo, com início às 14h e término às 19h30. Após a divulgação oficial da lista de aprovados para a segunda etapa, apenas 50% dos candidatos estão aptos a prosseguir com o processo seletivo, ou seja, selecionados para o próximo nível.

“Me preparei bastante, espero que dê certo”, disse a estudante que veio de Minas Gerais para concorrer a uma vaga no vestibular da UFPR, Ana Laura Machado.

Na primeira fase, cerca de 8 mil candidatos não compareceram, o que representa cerca de 17% do total de inscritos. Foto: Marcos Solivan/ Divulgação/ UFPR

Datas importantes

O Núcleo de Concursos da UFPR divulgou datas provisórias para o processo seletivo. Confira:

• 22 de outubro: primeira fase do vestibular;
  • 23 de outubro: divulgação do gabarito provisório;
  • 13 de novembro: relação dos candidatos aprovados para a segunda fase
  • 3 e 4 de dezembro: segunda fase do vestibular.

Mais informações podem ser obtidas no portal oficial do NC-UFPR, ao acessar a aba “Processo Seletivo UFPR 2024”. Clique aqui para ir ao site.

Izabel Forquim
Estudante de Jornalismo da UFPR e autora no Jornal Comunicação.