sex 19 abr 2024
HomeCidadeMia Cara Curitiba traz arte italiana para Curitiba

Mia Cara Curitiba traz arte italiana para Curitiba

Exposição de arte italiana no Teatro Guaíra faz parte da programação. Foto: Miguel Mello

Até o dia 9 de junho, acontecerá na capital paranaense o evento Mia Cara Curitiba, uma parceria do Consulado da Itália com a Universidade Livre da Cultura (Unicultura). O evento, que teve início no dia 25 de maio com o show da cantora Zizi Possi, busca aproximar a cultura italiana da brasileira e mostrar faces da arte do país europeu que muitos não conhecem. Segundo o diretor executivo da Unicultura e produtor do Mia Cara Curitiba, Ricardo Trento, a programação é bastante extensa. “Vamos mostrar outro olhar sobre essa rica cultura. A Itália é muito mais do que polenta e macarrão”, diz ele.

A programação foi definida em conjunto com o Consulado da Itália, liderado pelo Cônsul Salvatore Di Veneza. Além dos shows e concertos musicais, o evento disponibiliza atrações como peças de teatro, exposições de arte e leituras dramáticas. Também não poderiam faltar atividades relacionadas à gastronomia, com diversos restaurantes realizando programas culturais. Todas as atrações serão gratuitas.

Para Trento, trazer os artistas de diversas partes do Brasil e da Itália não foi tão difícil. “A Zizi fez de tudo para comparecer, assim como os outros músicos e artistas. O mais difícil foi convencer os empresários aqui de Curitiba a apoiarem através da lei de incentivo. Infelizmente a cultura não é valorizada como deveria”, lamentou. Não existem eventos parecidos com esse no Brasil, e um dos objetivos da Unicultura é expandir ao máximo esse tipo de acontecimento.

O Mia Cara Curitiba acontece há três anos, mas nunca foi tão extenso. Em sua terceira edição, ele abrange duas semanas inteiras, que são repletas de atividades. Sempre nessa época do ano, o evento visa comemorar o “Dia da República” na Itália, no dia 2 de junho. O encerramento ocorre no dia 9, com o show de dança vertical no Teatro Guaíra.

Semana de Teatro Italiano

Uma das principais atrações do evento é a Semana de Teatro Italiano, que teve inicio no dia 28 de maio. Até o dia 8 de junho, todos os dias contarão com  peças e leituras dramáticas no Teatro José Maria Santos, sempre às 20h. Segundo Bia Reiner, curadora da Semana de Teatro, as peças foram selecionadas e adaptadas para trazer obras italianas sem torná-las muito densas e complexas. “Nós buscamos fazer uma mescla de contemporâneo e clássico. A proposta é as peças terem de 30 a 50 minutos, para não cansar tanto assim. Não queríamos algo de duas, três horas, para o pessoal só assistir o início”, explica a curadora.

Bia também enfatiza a importância da dramaturgia para a cultura italiana. “A Itália é um berço cultural gigantesco, e o teatro é uma das mais representativas, assim como as óperas e o cinema. Temos obras de Plauto, Pirandello, entre outros dramaturgos famosos”, conta.

O estudante Fernando Akira compareceu ao primeiro dia da semana de teatro. “As peças tem um conteúdo muito interessante. Foi muito divertido. Vou tentar participar da semana inteira”, conta ele. “Eu não tinha muito contato com a cultura italiana, mas o teatro é algo que me atrai muito”, completa o estudante.

Toda a programação da Semana do Teatro Italiano, assim como todas as atividades do Mia Cara Curitiba, está disponível no site do evento.

Leituras dramáticas fazem parte da Semana de Teatro Italiano. Foto: Miguel Mello