qui 28 out 2021
HomeNotas comunicaçãoMuseu de Arte da UFPR expõe mostra colaborativa sobre arquitetura

Museu de Arte da UFPR expõe mostra colaborativa sobre arquitetura

Planejada por estudantes e profissionais de arquitetura, a exposição atrai todos os públicos  Foto: Carina Kutsk
Planejada por estudantes e profissionais de arquitetura, a exposição atrai todos os públicos
Foto: Carina Kurtsk

Entre os dias 16 de março e 09 de maio de 2015, o Museu de Arte da UFPR (MusA) traz a exposição “Arquitetura para Curitiba: uma mostra em mutirão”, que conta com a colaboração de 10 escritórios de arquitetura e 50 estudantes da área para acontecer. Planejada pelo chefe do Departamento de Arquitetura da UFPR, Aloísio Leoni Schmidt, a pretensão da mostra é unir ideias que possam transformar a cidade de diversas maneiras. Assim, a exposição é interativa – tanto com o público quanto com o museu – e coloca em discussão diversos espaços de Curitiba, questionando a importância de barraquinhas de cachorro quente, sugestionando fazendas verticais e pautando problemas de mobilidade urbana, por exemplo.

A estudante de arquitetura Désirée Dompsin, que guiou uma visita à mostra no dia 01 de abril, define o resultado da união de profissionais e alunos para a exposição como uma “vastidão de idéias”. Para Dompsin, a proposta era sugerir projetos em qualquer escala, que impulsionassem transformação em outras áreas urbanas além da arquitetura. “Resolver os problemas atuais, fazer uma reflexão, concreta ou abstrata, e trazer novas ideias para Curitiba”, diz a estudante sobre o conceito da exposição.

“Arquitetura em Curitiba: uma mostra em mutirão” é a primeira exposição do MusA em 2015. Acontecem algumas mesas redondas abertas durante o período da mostra, com convidados e membros dos escritórios envolvidos ministrando o debate. As próximas serão “Ambiente Urbano”, no dia 27 de abril, às 19h, e “Arte na cidade”, no dia 04 de maio, às 19h. Assim como a exposição, as mesas são gratuitas, por ser o museu um ambiente democrático e aberto a comunidade. O MusA fica localizado na Rua XV de Novembro, 695, 1º andar do Prédio Histórico da UFPR e funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h as 12h, aos sábados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares