Neste sábado (23) comemora-se o Dia Mundial do Livro, celebração criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com objetivo de refletir sobre a leitura e o mercado literário.
Hoje, discussões sobre a literatura acontecem nas redes sociais, em especial no Tik Tok, por meio de perfis conhecidos como booktoks. O aplicativo foi o que mais cresceu durante a pandemia, mas a visibilidade de seu lado literário ainda não possui tanto apreço pelo mercado editorial brasileiro.
Além das indicações de livros, são feitas também análises, teorias e resenhas. No Brasil, a nova onda de booktok impulsionou uma alta de 42% nas vendas de obras para crianças e adolescentes no ano passado, de acordo com levantamento realizado pelo G1.
A discussão sobre o Booktok deu origem a um podcast de mesmo nome, o qual busca refletir acerca das produções literárias no Tik Tok. O material foi produzido pelos estudantes Isabelle Mariana Gesualdo, Lucas Alexandre Venancio, Leticia Negrello, Ana Carolina Alba, Brenda Siqueira, Nicolas Codato, Rosana Mayumi Egoshi, Stella Sandrini e Patricia Ribeiro na disciplina Fundamentos da Comunicação Sonora, ministrada pela professora Rosângela Stringari.
Você pode escutar o podcast a seguir.