ter 19 mar 2024
HomeCulturaPodcast retrata perfis de TikTok que divulgam leitura para jovens

Podcast retrata perfis de TikTok que divulgam leitura para jovens

As contas são conhecidas como booktoks e, no ano passado, impulsionaram em 42% a venda de livros no Brasil.

Neste sábado (23) comemora-se o Dia Mundial do Livro, celebração criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com objetivo de refletir sobre a leitura e o mercado literário.

Hoje, discussões sobre a literatura acontecem nas redes sociais, em especial no Tik Tok, por meio de perfis conhecidos como booktoks. O aplicativo foi o que mais cresceu durante a pandemia, mas a visibilidade de seu lado literário ainda não possui tanto apreço pelo mercado editorial brasileiro.

Além das indicações de livros, são feitas também análises, teorias e resenhas. No Brasil, a nova onda de booktok impulsionou uma alta de 42% nas vendas de obras para crianças e adolescentes no ano passado, de acordo com levantamento realizado pelo G1.

A discussão sobre o Booktok deu origem a um podcast de mesmo nome, o qual busca refletir acerca das produções literárias no Tik Tok. O material foi produzido pelos estudantes Isabelle Mariana Gesualdo, Lucas Alexandre Venancio, Leticia Negrello, Ana Carolina Alba, Brenda Siqueira, Nicolas Codato, Rosana Mayumi Egoshi, Stella Sandrini e Patricia Ribeiro na disciplina Fundamentos da Comunicação Sonora, ministrada pela professora Rosângela Stringari.

Você pode escutar o podcast a seguir.

Isabela Stanga
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.