ter 16 abr 2024
HomeCidadePrimeiro Sofar Sounds Curitiba do ano abre inscrições

Primeiro Sofar Sounds Curitiba do ano abre inscrições

Evento de música intimista retornou em dezembro do ano passado após dois anos de shows presenciais paralisados

O evento Sofar Sounds Curitiba traz as suas primeiras apresentações de 2022 no próximo mês de março, com data ainda a ser revelada. A produção faz parte de uma organização global, iniciada em Londres, que tem como proposta promover eventos musicais secretos e intimistas.

Esses eventos ocorrem geralmente de mês em mês, sempre em um local diferente, podendo ser até na casa de alguém, e para um público limitado, para que as apresentações sejam apreciadas de perto. “A ideia do Sofar é trazer o artista para o protagonismo do evento, então vai muito no caminho inverso dos grandes shows, é praticamente uma apreciação musical ali do artista”, afirma a produtora do Sofar Sounds Curitiba, Aline Valente.

Os inscritos sorteados descobrem o local das apresentações apenas 48 horas antes do evento e os artistas são revelados somente na hora dos shows. O Sofar Sounds busca dar espaço para artistas locais, portanto, atinge um público que gosta de conhecer novos músicos.

Dificuldades na pandemia

A produção de Curitiba sofreu com as limitações trazidas pela pandemia. “Como o Sofar é um evento que se configura principalmente pela experiência, desde a pessoa se inscrever no evento, participar, chegar, ficou praticamente inviável fazer isso de forma online. Não fazia muito sentido para a gente, a gente não conseguiu encontrar uma forma de transformar o Sofar no online”, conta a produtora do evento.

Durante os últimos anos de crise sanitária, o Sofar Sounds global apresentou lives de artistas do mundo inteiro, não apenas para manter as atividades da organização, mas também para ajudar financeiramente artistas que sofreram com as medidas necessárias para conter a pandemia, os quais recebiam um cachê em euro pelas apresentações remotas. 

Em Curitiba, foram realizados alguns encontros online pela plataforma do Instagram. Em setembro de 2021, a produção cultural curitibana gravou o programa online A Voz Delas (abaixo), voltado para a apresentação apenas de artistas mulheres.

Paralisadas desde março de 2020, as apresentações presenciais do Sofar Curitiba só retornaram em dezembro do ano passado, com o apoio do edital cultural Aldir Blanc. Essa edição foi realizada de forma híbrida, ou seja, além do modo presencial, os shows puderam ser conferidos por uma live no Youtube, a qual permanece disponível na plataforma posteriormente.

Banda Mulamba se apresenta no Sofar Sounds Curitiba – O Retorno do Híbrido, em dezembro de 2021. Foto: Eve Ramos.

Maria Cristine Lobo, de 73 anos, se considera fã do Sofar Sounds Curitiba e já participou de diversas edições do evento. Com a versão híbrida, em dezembro de 2021, ela conferiu os shows secretos pelo formato remoto. 

“Claro que, comparando as duas situações, é muito diferente o ‘estar presente’ com o ‘estar online’, pois no online perde-se um pouco da magia que traz o lugar escolhido com carinho, enfim, toda a experiência que se transforma em emoção, proximidade. Mas, para quem, como eu, não conseguiu estar presente, foi um privilégio poder curtir a transmissão ao vivo, acompanhar detalhes, as entrevistas entre os shows, que foram exclusividade para quem estava acompanhando de casa pelo Youtube, e aproveitar shows incríveis naquele formato que só o Sofar tem”.

Para participar da próxima edição do Sofar Sounds Curitiba, é preciso se inscrever no formulário disponível no Instagram e no Facebook do evento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo