qua 24 abr 2024
HomeCidadeStartup Weekend Women quer valorizar mulheres empreendedoras

Startup Weekend Women quer valorizar mulheres empreendedoras

Cada dia mais mulheres estão deixando de ser empregadas, para ter o próprio negócio. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) revelam que, na região Sul do Brasil, 57% das empresas com menos de três anos e meio são comandadas por mulheres. Muitas dessas empresas começam como franquias ou Startups e foi pensando nisso que se criou a  Startup Weekend Women. No fim de semana do dia 16 e 17 de agosto, aconteceu a 8º edição do programa na FIAP de São Paulo.

O que é uma Startup

Startup vem do inglês e quer dizer começar algo novo. Empresas Startup são normalmente jovens e extremamente inovadoras. O objetivo da empresa é atingir um grande número de clientes em pouco tempo, gerando muito lucro sem aumentar significativamente os custos.

O termo Startup se popularizou em 1990 quanto houve a primeira grande bolha da internet. Nessa época muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, normalmente ligadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos. Os projetos se mostraram muito lucrativos e alguns deles permanecem até hoje, como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo, Microsoft, entre outros.

A partir daí, as startups se tornaram muito populares. Em 2007 foi criado o Startup Weekend. O programa dá suporte e incentivo a equipes ou indivíduos que queiram tirar sua ideia do papel. É um evento de imersão no qual empreendedores e aspirantes podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Até hoje já aconteceram mais de 1.500 eventos em 119 países, com mais de 8.000 startups criadas.

Startups inovadoras que conquistaram seu espaço (Fonte:http://bizstart.com.br/)

Startup Weekend Women

O diferencial da Startup Women é o foco no empreendedorismo feminino. Homens também podem participar, mas precisam ser convidados por alguma participante ou apresentar projetos voltados ao universo feminino.

O evento dura apenas um fim de semana e a programação é apertada. No primeiro dia – sexta-feira – 56 ideias foram apresentadas e julgadas das quais foram escolhidas 16 finalistas. Essas 16 propostas tiveram apenas 54 horas para criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso e uma nova oportunidade para receber um feedback.

Jean Silva foi um dos 16 finalistas do Startup Weekend Women, seu projeto é o Conserta-me, um aplicativo no celular que permite que o usuário mande fotos de amassados no carro para várias oficinas e receba o orçamento sem ter que se deslocar. Inspirações para Startups podem se originar de maneiras distintas, no caso do Jean foi por uma experiência pessoal. “A ideia surgiu de uma necessidade minha, bateram no meu carro e eu fiquei com todo o prejuízo. Como eu não tinha tempo para ir às oficinas tirei algumas fotos, enviei por e-mail para algumas oficinas solicitando orçamento. Algumas delas me retornaram já dando um valor para o conserto. Então com isso, percebi que elas conseguiam gerar um orçamento somente com fotos e que existia uma oportunidade de negócio”. Jean montou uma equipe e pretende levar o projeto para frente. Para receber notificação quando o Conserta-me estiver no ar visite o site http://www.conserta.me.

Outra finalista foi a Renata Moraes que trabalhou com uma equipe de 10 pessoas. A Startup se chama Up2U e foi uma plataforma de coaching online, uma ferramenta para mentoria com valores acessíveis. A parte mais difícil para Renata foi entregar o projeto completo em um período de tempo tão curto. Ao contrário de Jean, Renata não pretende dar continuidade à Startup e já começou a criar um novo projeto, mas as lições do fim de semana não foram desperdiçadas.“O Up2U não será levado adiante, no entanto, seus aprendizados serão incorporados ao meu projeto de carreira de mulheres”.

Para participar

Diversos encontros para desenvolver Startups acontecem ao longo do ano. O próximo está sendo promovido pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e será sobre alimentos. O evento acontecerá nos dias 19,20 e 21 de setembro, as inscrições vão até o dia 14 de setembro pelo site: http://www.ibqp.org.br/.

Para receber notificações sobre as Startups Weekend ou até organizar uma, basta se inscrever no site: http://curitiba.startupweekend.org/