Entre os dias 6 de dezembro e 28 de janeiro está em exposição na Caixa Cultural de Curitiba a mostra “Trans Laerte”, com uma seleção de cartuns, tirinhas e charges que apresentam as cinco décadas do trabalho artístico da cartunista Laerte Coutinho. A visitação acontece de terça a domingo, com entrada gratuita.
A exposição, com projeto expográfico assinado pela arquiteta Ana Kali, leva o público em uma jornada, ambientando cada uma das eras de Laerte – TRANSformadora, TRANSgressora e TRANSmidiática – em espaços interativos e representativos. A curadoria fica por conta do pesquisador e doutor em histórias em quadrinhos Nobu Chinen.
Nobu esteve presente na abertura da exposição, que ocorreu nesta terça-feira (05) à noite, apresentando a história da artista e realizando uma visita guiada através da exposição.
“O que está exposto é uma amostra da carreira de Laerte, com obras que transpassam sua data. Laerte é uma artista versátil, com narrativas absolutamente fantásticas e que se mantém contemporânea”, apresenta o curador.
Laerte Coutinho é uma das cartunistas mais relevantes na história brasileira, com trabalhos sensíveis e famosos pelo seu humor irônico. As obras da artista começaram a ganhar visibilidade ainda durante a ditadura militar, com viés político contra a opressão. Sua obra segue impactando e se mostrando relevante até hoje, mais contemporaneamente ganhando espaço no movimento LGBTQIA+, trazendo a temática da transgeneridade da própria cartunista.
Uma das lideranças do movimento LGBTQIA+, Marise Felix, é coordenadora estadual da associação Mães pela Diversidade e também professora aposentada, e relata satisfação com a exposição: “Já usei muito seus cartuns em sala de aula, e a exposição, apesar de enxuta, está muito bonita, o curador foi muito feliz em suas escolhas dele. A Laerte é muito apropriada em sua linguagem e seu trabalho é fundamental tanto para o movimento lgbt quanto para a história dos quadrinhos.
Apesar da exposição trazer apenas uma fração do trabalho brilhante de Laerte Coutinho, por conta do espaço reduzido, a arquiteta Ana Kalil consegue representar diferentes momentos através da disposição de objetos, como uma penteadeira, e da utilização de recursos de interatividade, como um painel sensível ao toque.
“Achei muito interessante a dinâmica da exposição, que permite que quem ainda não conhece a artista navegue pelas suas diferentes épocas. Eu sou fã da Laerte e poder ver sua obra tão bem representada aqui é muito bom”, comenta a bancária Neide Rodrigues, que visitou a exposição em sua abertura.
Nesta quarta-feira (06), às 15h, Nobu Chinen oferece uma oficina gratuita e aberta ao público geral sobre curadoria, na sala de oficinas, no 11° andar da Caixa Cultural.
Serviço: Exposição Trans Laerte
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280,
Centro, Curitiba
Datas: de 6 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos de
feriados das 10h às 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos