Criada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), a primeira das copas foi sediada no Uruguai, em 1930. A ideia surge dois anos antes, em 1928, com o então presidente da associação, o francês Jules Rimet.
Na primeira edição apenas 13 países disputaram o título e todos haviam sido convidados a competir. As outras federações, por sua vez, negaram a participação devido a dificuldade de viajar à América do Sul. O Uruguai conquistou o título e foi o primeiro campeão mundial de futebol, após vencer a Argentina por 4 a 2.
Com o passar dos anos as Copas assumiram o formato atual, com eliminatórias por continente, tornando-se motivo de euforia global. Apesar da edição do Catar ser a 22ª, apenas oito países conquistaram o título de campeão em quase um século de competição. Entretanto, cada campeonato teve gols, dribles, defesas e goleadas memoráveis.
A rádio-reportagem dos estudantes de Jornalismo Bianca Weiss, Gustavo Beghetto Dias e Nathali King, ilustra os momentos marcantes de cada edição — do “Gol do Século” de Diego Maradona, em 1986, à consagração do Esquadrão, alcunha da seleção brasileira em 1970, como a melhor de todos os tempos, ou a vitória da Alemanha em 2014, quando Brasil perdeu de 7 a 1.
Confira esses e outros grandes momentos na reportagem abaixo.
#FocaNaCopa
A equipe do Jornal Comunicação, em conjunto com os professores das disciplinas laboratoriais de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, estão produzindo a iniciativa #FocaNaCopa, mesmo que a quase 12 mil quilômetros de distância da sede do evento. A Copa do Mundo reúne países de todos os continentes e é, sem dúvidas, o evento mais assistido durante sua veiculação. A cobertura envolve reportagens para diferentes mídias, em texto, áudio e vídeo. Acompanhe outros conteúdos sobre a Copa do Mundo, a maior competição esportiva do globo, nas redes sociais e no portal do Jornal Comunicação.