qui 25 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: He Yôkoso, fevereiro!

Agenda Federal: He Yôkoso, fevereiro!

Eu não sei se está certo, mas um certo Google me contou que a expressão do título significa “Sejam bem-vindos”. Isso vale para fevereiro, mês que acaba de chegar e que, se você não se lembra, é o mês da folia de carnaval. Mas o recado em outro idioma também é uma homenagem a uma possibilidade bastante interessante de intercâmbio – leia mais abaixo para descobrir do que se trata.

Fora isso, a UFPR continua naquele período esquisito de calmaria, já que ainda falta um mês para o semestre acabar e dois para que os calouros comecem a estudar. Mas, se você já é leitor habitual desta coluna, sabe que a Agenda Federal e o Jornal Comunicação não param.

Vamos à programação da UFPR de 04 a 10 de fevereiro de 2013:

Intercâmbio

Você pode ir muito além da Praça do Japão. (Fonte da imagem: Reprodução/OpenGreenMap

Muita gente vai fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Muitos outros partem para partes da Europa, como França, Alemanha e Portugal. Há quem ainda vá para as terras geladas do Canadá. Mas você pode ir além, para o país nipônico, a terra do sol nascente, o Japão. A palestra do Consulado Geral do Japão em Curitiba vai tirar todas as suas dúvidas e informar sobre as oportunidades do outro lado do mundo. Prepare os hashis!

Proposta de intercâmbio no Japão
Segunda-feira (04), às 10h;
Local: Sala de Conferências da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PRPPG), no primeiro andar do Ed. Dom Pedro II da Reitoria;
Mais informações: (41) 3360-5346.

Casa do Estudante

Seu lar durante as aulas pode ser esse aí! (Fonte da imagem: Reprodução/CEU)

Apesar de oportunidades não faltarem, quem chega em Curitiba para estudar na UFPR pode encontrar dificuldades na hora de encontrar uma moradia. Por isso, nada melhor que a solidariedade de estudante para estudante: já estão abertas as inscrições para adentrar na histórica Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). É só entregar o formulário na secretaria do local e rezar para ser um dos 40 novos moradores.

Processo seletivo para a CEU
Inscrições até 15 de março (Rua Luiz Leão, 01 – Centro);
Entrevista em 23 de março na CEU;
Resultado em 27 de março;
Clique aqui para acessar o site e baixar o formulário de inscrição.

Mestrados

Corra que faltam poucos dias para a inscrição! (Fonte da imagem: Divulgação/UVV

Soa esquisito quando você lê, mas esta coluna está se especializando em divulgar especializações. As novidades da vez vão para quem está se formando ou já é graduado em Geologia e Engenharia Química: faltam poucos dias para o fim das inscrições para quem deseja ampliar os conhecimentos e títulos nessas áreas pela UFPR.

Mestrado e Doutorado em Geologia
Inscrições até 8 de fevereiro;
Processo seletivo dias 20 e 21 de fevereiro;
Resultado publicado em 1º de março;
Linhas de pesquisa em Geologia Exploratória e Geologia Ambiental;
Confira o edital clicando aqui.

Mestrado em Engenharia Química
Inscrições até 7 de fevereiro;
Entrevistas dias 21 e 22 de fevereiro;
Resultado a partir de 22 de fevereiro;
O edital com todos os documentos e regras você encontra aqui.

Anuncie aqui

O Agenda Federal pode ser seu espaço de divulgação! Seu curso vai oferecer alguma atividade interessante e que precisa de divulgação? O centro acadêmico vai dar aquela festa e quer o máximo de presentes possíveis? Tem algum anúncio de produto ou moradia relacionado à Universidade? É só mandar um email para jornalcomunicacao@ufpr.br com a sua sugestão. Até a próxima!