ter 21 maio 2024
HomeCinemaCine Passeio exalta a sétima arte japonesa com mostra de filmes

Cine Passeio exalta a sétima arte japonesa com mostra de filmes

A partir de amanhã público pode conferir seis longa-metragens nipônicos

A partir desta quinta-feira (2), a Mostra de Cinema Japonês chega ao Cine Passeio com seis filmes longas-metragens contemporâneos. O evento, que vai até a próxima quarta-feira (8), faz parte da programação do Japanese Film Festival e permite ao público mergulhar na riqueza da cultura oriental sobre o olhar de grandes nomes do cinema nipônico.

Os filmes serão apresentados em sua língua original, o japonês, com legendas em português, e destacarão o dinamismo e a diversidade da produção cinematográfica do Japão, com algumas das obras mais aclamadas dos últimos anos no país. Serão exibidos filmes produzidos entre 2021 e 2022.

A Mostra é resultado da colaboração entre o Consulado Geral do Japão em Curitiba e a Fundação Japão, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. 

Confira abaixo a ficha técnica e programação dos filmes exibidos:

“Anime Supremacy” (ハケンアニメ!)

Ano: 2022

Duração: 129 min.

Gênero: Drama

Direção: Yoshino Kohei

Autor Original: Tsujimura Mizuki

Roteiro: Masaike Yosuke

Elenco: Yoshioka Riho, Nakamura Tomoya, Emoto Tasuku, Ono Machiko

Sinopse: Hitomi mudou de carreira para trabalhar em um estúdio de animação e finalmente fará sua estreia como diretora em uma série de anime. Mas, Hitomi, precisa da cooperação de artistas exigentes e teimosos. Por outro lado, o produtor só pensa em negócios e é rigoroso com a novata, para completar, o filme de Hitomi será exibido no mesmo horário de um de Chiharu, diretor famoso e considerado um gênio. Contudo Chiharu não é tão confiante e sente o peso das expectativas sobre ele.

Classificação Indicativa: 10 anos

Exibição: 2 de Novembro (quinta-feira), 19h30

“In the Wake” (護られなかった者たちへ) 

Ano: 2021

Duração: 135 min.

Gênero: Drama, Mistério

Direção: Zeze Takahisa

Autor Original: Nakayama Shichiri

Roteiro: Hayashi Tamio

Elenco: Satoh Takeru, Abe Hiroshi, Kiyohara Kaya, Hayashi Kento

Sinopse: Em 11 de março de 2011, aconteceu o Grande Terremoto da Região de Tōhoku, no Japão. O resultado foi um número de vítimas sem precedentes. Os sobreviventes se ajudam no abrigo temporário, onde um jovem e uma menina solitários são acolhidos por uma senhora e os três formam uma família. O tempo passa e um detetive investiga um caso incomum de homicídio. Esse detetive viveu no mesmo abrigo que os garotos e a senhora na época do desastre e o destino desses personagens se cruza novamente.

Classificação Indicativa: 14 anos

Exibição: Dia 3 (sexta-feira), 19h30

“And The Baton is Passed” (そして、バトンは渡された)

Ano: 2021

Duração: 137 min.

Gênero: Drama

Direção: Maeda Tetsu

Autor Original: Seo Maiko

Roteiro: Hashimoto Hiroshi

Elenco: Nagano Mei, Tanaka Kei, Ishihara Satomi

Sinopse: Miitan, uma estudante do ensino fundamental que perdeu a mãe biológica, ganha uma nova mãe, Rika. No entanto, o pai de Miitan vai embora para o exterior e o casal se separa. A menina é deixada com Rika, uma mãe excêntrica e com pouco jeito para criar uma filha. Rika cria Miitan com amor, mas, depois de se casar novamente, acaba desaparecendo. Yuko é uma estudante do ensino médio e vive com seu padrasto, ela é uma jovem sorridente, mas que enfrenta problemas na escola e no amor. Grandes segredos esperam por Yuko e Miitan.

Classificação Indicativa: 14 anos

Exibição: Dia 4 (sábado), 19h30

“Lesson in Murder” (死刑にいたる病)

Ano: 2022

Duração: 128 min.

Gênero: Drama, Suspense, Crime

Direção: Shiraishi Kazuya

Autor Original: Kushiki Riu

Roteiro: Takada Ryo

Elenco: Abe Sadawo, Okada Kenshi (Mizukami Koshi), Iwai Shimako, Iwata Takanori, Nakayama Miho

Sinopse: O universitário Masaya recebe uma carta inesperada. O remetente é Haimura, um assassino em série que está preso. No passado, Haimura tinha uma padaria e sequestrava clientes do ensino médio para assassiná-los de forma cruel, mas, com Masaya, que na época era um estudante solitário do fundamental, o homem era gentil. Haimura confessa seus crimes na carta, contudo diz que não é o autor de uma das mortes e pede que o jovem investigue. Masaya hesita, mas aceita a tarefa.

Classificação Indicativa: 16 anos

Exibição: Dia 5 (domingo), 19h30

“Intolerance” (空白) 2021

Ano: 2021

Duração: 107 min.

Gênero: Drama, Suspense

Direção e Roteiro: Yoshida Keisuke

Elenco: Furuta Arata, Matsuzaka Tori, Tabata Tomoko

Sinopse: Um pescador vive com a filha, uma estudante. A garota apresenta um comportamento suspeito em um supermercado e é abordada pelo gerente, ao tentar fugir do local, é atropelada e morre. Furioso, seu pai enlouquece e aterroriza a escola e o gerente do mercado. O gerente tem certeza de que a garota estava roubando, mas continua se desculpando pelo ocorrido. Aos poucos, o gerente, o motorista que causou o acidente e até o pai, que não dava muita atenção à garota, são pressionados até o limite.

Classificação Indicativa: 16 anos

Exibição: Dia 7 (terça-feira), 19h30

“Blue” (ブルー)

Ano: 2021

Duração: 107 min.

Gênero: Drama, Juventude, Esportes

Direção e Roteiro: Yoshida Keisuke

Elenco: Matsuyama Kenichi, Kimura Fumino, Emoto Tokio, Higashide Masahiko

Sinopse: Urita, um boxeador profissional ama o esporte mais do que qualquer pessoa. Mas Kazuki, um boxeador mais novo, é mais talentoso e ainda namora Chika, uma amiga de infância de Urita. Apesar disso, Urita não transparece seus sentimentos negativos e ajuda Kazuki a se preparar para sua luta contra o atual campeão. Enquanto isso, Narasaki começou a praticar o esporte só por diversão, mas vai se envolvendo com o boxe até que decide tentar se profissionalizar. 

Classificação Indicativa: 12 anos

Exibição: Dia 8 (quarta-feira), 19h30

Mostra de Cinema Japonês

Exibição: Do dia 2 ao dia 8 de novembro. Horário: 19h30. Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). Ingressos: R$12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Mais informações no site do Cine Passeio ou no Guia Curitiba Apresenta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo