qui 25 abr 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeDireito é ferramenta para enfrentar impactos ambientais no país

Direito é ferramenta para enfrentar impactos ambientais no país

Especialista explica como estratégias jurídicas são utilizadas para reduzir mudanças climáticas no Brasil

Cada vez mais percebemos as interferências das mudanças climáticas em nosso dia a dia. No Brasil, presenciamos há anos uma crise hídrica causada pela estiagem e, em diversos estados, um rodízio de água que se tornou realidade por muito tempo. Em Curitiba, por exemplo, permanecemos por 19 meses com o racionamento, que terminou apenas em janeiro de 2022.

Se já percebemos os efeitos no cotidiano, o próximo passo é pensar como a situação climática se encontra, quais os causadores e como evitar um agravamento. Na esfera do direito, as normas jurídicas entram em cena para garantir a aplicação de leis ambientais no país e, portanto, reduzir os causadores dos problemas climáticos.

Para aprofundar os temas ligados ao meio ambiente e explicar como a esfera do direito atua nesta área, no programa ‘Entrevista com o Especialista’, conversamos com o doutor em direito ambiental, Edson Luiz Peters.

O episódio foi produzido pelas estudantes de jornalismo Thays Cristine e Claudia Santos e a locução e edição foi feita por Deyse Carvalho para o Laboratório de Rádiojornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acompanhe a entrevista abaixo:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo