dom 28 abr 2024
HomeCidadeExposição Em Cantos da Cidade retrata relação das aves com o contexto...

Exposição Em Cantos da Cidade retrata relação das aves com o contexto urbano

Através de experiência multissensorial, o ambiente proporciona reflexão da avifauna curitibana

A exposição traz reflexões sobre o ambiente urbano. Foto: Maíra Becker

A exposição fotográfica Em Cantos da Cidade, do fotógrafo e curador Dan Ramos, aborda a avifauna curitibana sob a perspectiva urbana e a relação dos pássaros com a cidade. Em uma experiência sensorial no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, as imagens dos pássaros impressionam todos os que adentram o espaço, trazendo reflexões sobre o ecossistema e o meio ambiente através do encantamento que as aves proporcionam.

O ambiente cativa os visitantes com a reprodução dos cantos das aves em exposição. Além disso, oferece uma oportunidade única de aprender sobre a interação dos pássaros com o ambiente urbano. Cada fotografia é acompanhada por uma breve explicação que desvenda os segredos da vida dos pássaros na cidade. E para uma experiência ainda mais imersiva, basta escanear o QR code disponível para ouvir o canto do pássaro em questão.

De rolinhas a urubus, o fotógrafo quis utilizar a avifauna como meio de conscientizar sobre urbanização, meio ambiente e conservação ambiental. “Eu queria realmente falar sobre a avifauna no contexto urbano. Já tirava fotos de pássaros por hobby, mas quando veio a oportunidade de fazer um edital sobre as aves, não perdi a chance”, diz o artista.

Dan explica sobre o processo de produção das fotografias, “Todas estas fotos foram tiradas especificamente para a exposição. Fui em 29 parques, uns 20 bosques e várias praças e ruas na região central de Curitiba. Para a fotografia ficar boa, depende muito de sorte, da ave fazer algo específico, mas também exige técnica.”

Além da curadoria do artista, a exposição conta com a curadoria e pesquisa do ornitólogo Fernando C. Straube.

Exposição fotográfica Em Cantos da Cidade:

De 25 de outubro a 26 de novembro de 2023

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Sala 1

Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Solar do Barão, Curitiba

Entrada gratuita

Horários: Terça a sexta (9h às 12h e 14h às 18h); sábado (9h às 12h e 13h às 18h) e domingo (12h às 18h)

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo