sáb 28 jan 2023
HomeCopa 2022Marrocos vira primeiro país africano e islâmico semifinalista em copas

Marrocos vira primeiro país africano e islâmico semifinalista em copas

Depois de eliminar Portugal, surpresa do torneio enfrenta atual campeã, França, que bateu Inglaterra no outro jogo do dia

O Marrocos fez história neste sábado (10) no estádio Al Thumama. No fim do primeiro tempo, Youssef En-Nesyri, de cabeça, marcou o gol da vitória sobre Portugal e garantiu a vaga para a seleção africana e islâmica. A torcida marroquina, que tem comparecido em grande número nos jogos da equipe até aqui, foi à loucura com a vitória. Já Cristiano Ronaldo, o craque português que disputou sua quinta e, provavelmente, última copa, foi às lágrimas com a derrota que tirou o sonho da equipe comandada pelo técnico Fernando Santos de conquistar a taça.

Na outra disputa de mata-mata, França e Inglaterra disputaram até o fim a classificação. Melhor para a França, que venceu por 2 a 1.

Marrocos e França se enfrentam na próxima quarta-feira (14), às 16h, no estádio Al Bayt. O vencedor deste confronto encontrará Croácia ou Argentina, que jogam já na próxima terça (13), às 16h, no estádio Lusail.

Confira o chaveamento das semifinais da copa.

A partida

O jogo começou quente. Marrocos entrou com tudo na partida buscando a classificação. O técnico Fernando Santos outra vez não relacionou Cristiano Ronaldo entre os titulares, o que gerou muitas críticas e vaias dos torcedores. Do banco de reservas, Cristiano viu o Marrocos abrir o placar. Em rápido no contra ataque,Youssef En-Nesyri se antecipou ao goleiro Diogo Costa, que saiu mal da meta, e abriu o placar para os marroquinos aos 42 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, pouca coisa mudou. Cristiano Ronaldo entrou em campo ovacionado pela torcida. Mesmo com todos os esforços, Portugal caiu para o Marrocos e não conseguiu empatar a partida e levar o jogo para a prorrogação.

Aos 37 anos, CR7, provavelmente em sua última participação em copas, deixou o campo às lágrimas. O técnico Fernando Santos foi criticado por torcedores e também pela esposa de Cristiano, Georgina Rodriguez, na rede social Instagram:

“Hoje o teu amigo e treinador decidiu mal. Esse amigo para quem tens tantas palavras de admiração e respeito. O mesmo que, ao colocar-te em campo, viu como tudo mudou, mas era tarde. Não se pode subestimar o melhor jogador do Mundo, a sua arma mais poderosa”

Georgina Rodriguez, esposa de Cristiano Ronaldo após a eliminação portuguesa

Alegria marroquina

Na história das copas, uma equipe africana, nem islâmica, jamais havia ficado entre os quatro melhores da competição. Foi um jogo que não será esquecido. Quando o árbitro argentino Facundo Torres apitou o fim do jogo, a torcida e os jogadores não tinham outra opção a não ser comemorar o feito histórico.

França e Inglaterra

O outro jogo da chave aconteceu entre dois campeões mundiais, França e Inglaterra. A França abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, com Tchoumeni, em uma jogada trabalhada.

A vantagem francesa durou até o que o autor do gol francês cometeu um pênalti a favor da Inglaterra. Harry Kane bateu forte no canto direito de Lloris e empatou a partida.

Aos 31 minutos do segundo tempo, Griezmann cruzou para Giroud que colocou os franceses novamente em vantagem. A Inglaterra não desistiu e, cinco minutos depois, teve a chance de levar a partida para a prorrogação. Aos 36 minutos, um lance de possível pênalti foi analisado pelo VAR, que decidiu a favor da Inglaterra. Harry Kane foi para a batida novamente, mas dessa vez isolou a bola. Nos últimos segundos de jogo, a Inglaterra teve mais uma oportunidade de levar para a prorrogação, mas não conseguiu marcar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS