Nesta quinta-feira (01), Costa Rica e Alemanha se enfrentaram em partida decisiva para a tetracampeã mundial, válida pelo grupo E da Copa do Mundo 2022. E, pela segunda vez seguida, ela se despede do mundial ainda na fase de grupos.
Confira a classificação da Copa do Mundo 2022.
A seleção alemã não teve um começo muito promissor nesta edição do mundial, depois de ser derrotada logo na estreia pelo Japão e empatar com a Espanha no último domingo (27). Mesmo com essas marcas puxando os alemães para baixo, a partida mais recente garantiu uma esperança de classificação para a Alemanha, o que não se concretizou.
A Costa Rica se recuperou com uma vitória no jogo contra os japoneses após a goleada de 7 a 0 sofrida na partida contra a Espanha. Ambas as seleções estavam em busca da chance de um lugar nas oitavas de final, com a possibilidade de ocupar o lugar que o Japão estava segurando com êxito.
Primeiro tempo
A partida começou com um primeiro tempo tranquilo para a Alemanha, que teve um gol marcado por Serge Gnabry nos primeiros 10 minutos de jogo. A seleção exercia um jogo superior ao da Costa Rica, porém perdia várias oportunidades de pontuar e garantir o lugar do país nas oitavas. O placar se manteve até o início do segundo tempo, quando a situação começou a se complicar.
Segundo tempo
Treze minutos após a retomada, Yeltsin Tejeda marcou o gol de empate, trazendo um clima de tensão sobre os jogadores da Alemanha. Para trazer mais um capítulo para essa reviravolta, Juan Pablo Vargas fez o gol da virada deixando o placar 2 a 1 para a Costa Rica.
Para piorar, na outra partida do grupo, o Japão virou o placar contra a Espanha, com gols de Ritsu Doan e Ao Tanaka, o que obriga os alemães a tirarem sete gols de diferença para a Espanha para ficar com a vaga.
Se a Espanha não fez a parte dela na partida complementar, não houve muito tempo para a Costa Rica saborear o placar, pois Kai Havertz empatou o jogo novamente três minutos após o gol costarriquenho.
O jogo transcorreu com algumas oportunidades perdidas para os dois lados, até que, aos 40 minutos, Kai Havertz marcou seu segundo gol na partida. Niclas Füllkrug ampliou, mas a Alemanha já estava praticamente fora da copa por conta do jogo que acontecia simultaneamente entre Japão e Espanha.
O jogo terminou com vitória da Alemanha por 4 a 2, mas o triunfo do Japão sobre a Espanha impediu a permanência alemã na competição.
Ficha Técnica
Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor, no Catar
Data: 01 de dezembro de 2022, quinta-feira;
Horário: 16 horas (de Brasília);
Árbitro: Stéphanie Frappart
Assistentes: Neuza Inês Back e Karen Diaz Medina
VAR: Drew Fischer
COSTA-RICA: Navas; Fuller, Óscar Duarte, Waston, Vargas e Oviedo; Borges, Tejeda, Aguilera e Campbell; Contreras
Técnico: Luis Fernando Suárez
ALEMANHA: Neuer; Sule, Rudiger e Raum; Goretzka, Kimmich e Gundogan; Gnabry, Musiala e Müller e Sané
Técnico: Hans-Dieter Flick
Um dia definidor
Nessa reta decisiva para as oitavas de final, mais países foram se despedindo da Copa do Mundo 2022. Os dois jogos das 12h que definiram a classificação do grupo F tiveram atmosferas bem diferentes: enquanto Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1, a partida entre Croácia e Bélgica, respectivamente, segunda e terceira colocadas na Copa de 2018, permaneceu no 0 a 0, resultado que mandou a seleção belga para casa.
Com isso, as seleções responsáveis pela eliminação do Brasil nas últimas duas copas (a Alemanha em 2014 e a Bélgica em 2018) estão fora da competição e deixam um sentimento de alegria para os torcedores brasileiros que ainda guardam rancor.
Novidades na arbitragem
Pela primeira vez na Copa do Mundo o trio de arbitragem foi totalmente feminino, um marco histórico na conquista de lugares de destaque no esporte para as mulheres. A juíza foi a francesa Stephanie Frappart e a brasileira Neuza Inês Back atuou como assistente de arbitragem ao lado de Karen Diaz Medina, do México.
Próximas partidas
Nas oitavas de final, Japão e Croácia se enfrentarão na segunda-feira (05) e Marrocos e Espanha disputarão uma vaga nas quartas na terça-feira (06), os dois jogos acontecerão ao meio-dia. Outros jogos que já estão definidos são: Holanda x Estados Unidos, no sábado (03), às 12h; Argentina x Austrália, também no sábado (03), às 16h; França x Polônia, no domingo (04), às 12h, e Inglaterra x Senegal, no domingo (03), às 16h.
Nesta sexta-feira (02), temos o jogo do Brasil que definirá os próximos passos da seleção na Copa do Mundo 2022, com a certeza da classificação para as oitavas só resta descobrir os adversários.