ter 27 fev 2024
HomeCulturaPalco dos 5 sentidos traz música e gastronomia em uma experiência única...

Palco dos 5 sentidos traz música e gastronomia em uma experiência única em Curitiba

Em atividade há cinco anos, o lugar é a realização de um sonho idealizado por uma violinista e um arquiteto.

No centro de Curitiba, um casarão antigo encobre uma atração que poucos conhecem. Encantando as noites curitibanas com um calendário dinâmico que envolve diversos artistas, o Palco dos 5 Sentidos, na Rua Barão do Rio Branco 438, proporciona uma experiência única para quem visita o local.

Convidado da noite: Concerto Romântico

Na noite de terça-feira (09/05), aconteceu a apresentação de um concerto romântico com o pianista argentino Julio Enrique Gomez, introduzido ao público por Otávio Urquiza, proprietário e fundador do Palco dos 5 sentidos. “Esta noite está a cargo de um jovem que já toca há 78 anos. Para nossa sorte, há mais de 20 anos em Curitiba. Esse argentino com tantas décadas ao piano, já tocou por todos os cantos e recantos deste planeta“, conta. O pianista faz parte da Academia de Poesia do Paraná, entre outras academias nacionais e internacionais.

Trecho da apresentação de Julio Enrique Gomez no Palco dos 5 sentidos.

A primeira sessão das apresentação foi dedicada a Frédéric François Chopin, um dos grandes pianistas e compositores da história. Segundo Julio, ele é chamado de “o conversor, a alma do piano”. Sendo ele, cavalheiresco, romântico, elegante e fantástico. Ora lúcido, ora poético.

Quando as luzes se apagam, o ambiente se transforma. As velas sobre a mesa ganham destaque, proporcionando um lindo jantar à luz de velas. O piano ressoa e o ambiente é silenciado, transbordado por música e romance.

Durante o intervalo entre as músicas, o argentino contextualiza romanticamente a história de cada uma delas antes de tocar, e faz o público apreciar ainda mais o que está por vir.

Reprodução: Julio E. Gomez falando sobre uma das composições de Chopin.

Inspirações

Rebeca Vieira e Otávio Urquiza, um casal composto por uma violinista e um arquiteto, são os fundadores desse projeto. Responsáveis por revitalizar o espaço e dar uma nova cara a ele: “Quando viemos pra cá tinha esse prédio abandonado com tudo dentro e nós assumimos um problema e resolvemos encarar.” — conta ele.

Otávio se apaixonou pela violinista, os sonhos e as vidas se conectaram. Ele idealizava uma casa de sopas, queijos e vinhos, com violino tocando ao fundo. Quando se conheceram, descobriu que ela queria ter um estúdio para ensaios que fosse aberto também ao público, com café e um palco. Foi assim que surgiu o Palco dos 5 sentidos. O casal não queria um restaurante, conseguiram realizar esse sonho, com um espaço de música clássica com gastronomia mínima: que foge ao gourmet, prioriza as produções de alimento locais e preserva tradições.

Na imagem, o casal de proprietários do Palco dos 5 sentidos, Rebeca Vieira e Otávio Urquiza
Otávio Urquiza e Rebeca Vieira, proprietários e idealizadores do Palco dos 5 sentidos. Imagem: Victor S. Schultz

Uma casa romântica

O espaço foi aberto há 5 anos, no dia 22 de dezembro, aniversário de Rebeca. Segundo Otávio, foi feito com muita paixão, compreensão do papel da música clássica na vida das pessoas e baseado em vínculos familiares e históricos.

Essa experiência acabou se tornando uma casa de casais romântica. Segundo o arquiteto, o romantismo mais bonito que acompanhou durante esses 5 anos foi a experiência de nunca ter visto tantos homens chorarem: “É fantástico, porque é música clássica, mexe na fagulha, isso é belíssimo. A sociedade é muito mais bonita do que o dito mercado, essa é a nossa paixão, o nosso convite. Tem sido uma experiência belíssima“, afirma ele.

A fala de introdução antes da apresentação conta como tudo funcionará, é possível identificar um amor muito grande a música, cultura e arte. O arquiteto que se uniu a violinista ressalta a importância da música clássica, pois ao ligar a televisão, ouvimos um violino, na novela, numa propaganda de marca famosa, a música clássica sempre está lá, diante das grandes coisas. “O palco mexe com a cabeça e os corações das pessoas, porque todo mundo tem a música clássica dentro de si“, conta ele.

Reprodução: Otávio Urquiza sobre o Palco dos 5 sentidos.

Os 5 sentidos estão presentes no nome, mas também na experiência oferecida.

A música e o som ambiente exploram a audição. Os olhares e holofotes destinados ao palco e ao artista exploram a visão. Os toques da pessoa que te acompanha nesse jantar e o Raclette — Prato típico Suíço, do francês “racler”, que significa “raspar”, e também é o nome do queijo. Esse prato explora uma refeição lenta e interativa com texturas e toque, trazendo o sentido do tato e aguçando o olfato. Todos os pratos pensados no paladar e na experiência romântica que o ambiente traz.

Os pratos oferecidos são inspirados em compositores e na história familiar dos proprietários, prestigiando também os vinhos locais (Vinícola Araucária).

5 anos de palco

Otávio afirma que trabalha com os cinco sentidos desde a faculdade, em São Leopoldo. Ele é natural de Curitiba e sempre teve uma conexão com a música por causa do avô, que tocava violino. Após conhecer Rebeca, essa conexão só se fortaleceu e o sonho do espaço se tornou realidade.

O projeto foi amadurecido e reafirmado, após 5 anos uma equipe foi formada, no salão e na cozinha. O cozinheiro está há quatro anos com eles, veio do interior de Lages e trouxe a memória da avó junto. “Ele não é um chef de cozinha, é um cozinheiro sensível, que somou muito com a gente”, diz Otávio.

Atrações

O local funciona de terça a sábado, das 19h00 às 23h00. Por meio do site da casa, é possível realizar uma reserva antecipada para a data escolhida. Além disso, há outros serviços que podem ser solicitados com antecedência, como uma dedicatória com uma canção especial, pétalas de rosas na mesa, recado na sobremesa, buquê de flores e bolo de aniversário.

Palco dos 5 sentidos – Entrada e muro principal, rua barão do rio branco, 438.

A violinista da casa, Rebeca Vieira, encanta o Palco dos 5 sentidos. Segundo seu esposo, ela é a razão primordial da casa e seu show é de arrepiar. “Ela tem um poder de comunicação muito bonito, convicto e cheio de histórias.

A entrada é R$35,00 nas terças, quartas e quintas e R$50,00 nas sextas e sábados.

Confira uma parte da programação fixa:

Terça: O pianista argentino Julio E. Gomez, repertório de músicas nacionais e internacionais com piano solo.
Quarta: Dueto de violino e piano, com repertório adaptado de acordo com as épocas do ano.
Quinta: Duo de violino e piano.
Sexta e sábado: Programação dinâmica por data.


Confira mais informações: https://www.palcodos5sentidos.com.br | Instagram: @palcodos5sentidos

Victor Stempim Schultz
Estudante de Design Gráfico da UFPR e autor no Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Victor Stempim Schultz
Estudante de Design Gráfico da UFPR e autor no Jornal Comunicação.
Pular para o conteúdo