sex 29 mar 2024
HomeCulturaPrimeiro cinema itinerante e sustentável chega ao Paraná

Primeiro cinema itinerante e sustentável chega ao Paraná

Cinesolar usa energia solar para exibir filmes e promove arte e sustentabilidade em oficinas artísticas; sessões gratuitas acontecem nas cidades de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul

Combinando inovação com entretenimento e cultura, chega hoje (17) e amanhã (18,) em duas cidades da Região Metropolina de Curitiba, o curioso cinema solar. Em duas sessões únicas em Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul serão exibidos curtas brasileiros e os longas-metragens Cine Holliúdy e Rio respectivamente. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante a usar energia limpa e renovável do país. O cinema é compacto, utilizando apenas uma van tanto como estrutura e meio de transporte. No veículo que conta com placas de que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, também são levadas as cadeiras para o público, a estrutura de som e projeção e uma cabine de DJ.

Região de Itapetininga recebe projeto 'Cinesolar' a partir de terça-feira |  Itapetininga e Região | G1
Em formato compacto e sustentável, cinema itinerante comporta todos os equipamentos em uma van movida a energia solar (Foto: Divulgação/CPFL).

O projeto que já passou por cinco regiões brasileiras. Em 2021, realizou 88 sessões presenciais além de mostras online. Tanto nas sessões presenciais quanto nas mostras, o Cinesolar coloca em evidência a produção nacional de todos os gêneros. Entre os filmes exibidos estão curtas de animação como A Galinha Chocada, dirigido por André Dias, e Desacuendando o Acuenda, de Ana Carolina Marinho e Anna Zêppa. 

Além de levar a sétima arte aos quatro cantos do país, o projeto ainda oferece oficinas de vídeo e sustentabilidade para crianças e adolescentes. A atividade gera um filme produzido com a participação da comunidade local.

Nas cidades de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Foto: Divulgação/Cinesolar

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região, colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, conta a coordenadora e idealizadora do Cinesolar, Cynthia Alario.

Serviço

Cinesolar em Almirante Tamandaré

Onde: Salão da Igreja Santo Antônio (Prado) – Rua Professor Alberto Piekas, 4433 – Colônia Antônio Prado – Almirante Tamandaré
Quando: 17 de março de 2022 (quinta-feira)

Horário: a partir das 19h
Entrada Gratuita

Cinesolar em Rio Branco do Sul
Onde: Praça Shinichi Koiama (Praça da Vila Velha) – Rua Domingos de Faria, s/n – Rio Branco do Sul
Quando: 18 de março de 2022 (sexta-feira)

Horário: a partir das 18h
Entrada Gratuita

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo