ter 23 abr 2024
HomeCidadePrograma relata experiências de jogos com público exclusivo a mulheres e crianças

Programa relata experiências de jogos com público exclusivo a mulheres e crianças

Material produzido por estudantes da UFPR mostra relatos que abordam o protagonismo feminino no futebol e a democratização do acesso ao estádio, em experiência sem precedentes no país

As três partidas com portões abertos apenas para mulheres e crianças no Campeonato Paranaense de 2023 marcaram época. Revelaram um ponto de esperança num futebol cada vez mais violento e transformaram uma medida punitiva às brigas de 2022, em espetáculo nas arquibancadas.

No Dia Internacional da Mulher, nada mais justo do que o lançamento de radiodocumentário que traz a vivência das mulheres que fizeram, e continuarão fazendo, dos estádios de futebol um espaço também feminino. Protagonismo nos cantos e nas baterias, segurança e maior participação até nas provocações ao time adversário aparecem em relatos emocionantes sobre os históricos dias 15, 21 e 25 de janeiro de 2023.

Experiência sem nenhum precedente no país mostrou ao mundo como soavam os cantos exclusivamente femininos nos estádios. Relatos contam que das 87 mil mulheres e crianças que foram aos jogos, grande parcela frequentou pela primeira vez e deu certeza de que voltaria num futuro próximo, numa democratização não só do acesso ao estádio, mas das vozes que apoiam seu clube do coração.

Natália Oliveira e Michele Toardik representaram os coletivos de torcedoras na produção, com depoimentos emocionantes que trouxeram a real definição do que foi “ouvir a própria voz” pela primeira vez. Juliana Fontes, produtora do Globo Esporte, cobriu as três partidas e traz a história de personagens marcantes, como das mães que amamentaram seus bebês nas arquibancadas e de Bruna, grávida de nove meses que liderou a bateria da torcida organizada do Athletico. Confira.

FICHA TÉCNICA

Narração: Ana Caroline Salmoria
Produção: Ana Caroline Salmoria, Clarissa Freiberger, Eric Rodrigues, Francisco Camolezi, Lívia Betim e Vincenzo Dalicani
Edição: Eric Rodrigues
Entrevistadas: Juliana Fontes (produtora do Globo Esporte), Michele Toardik (torcedora do Athletico e membra do Atleticanissimas) e Natália Oliveira (torcedora do Coritiba e idealizadora do Gurias do Couto).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo