sex 29 mar 2024
HomeCidadeYara Sofia, estrela de RuPaul’s Drag Race, se apresenta em Curitiba pela...

Yara Sofia, estrela de RuPaul’s Drag Race, se apresenta em Curitiba pela primeira vez

Usando um conjunto dourado, longos cachos loiros e gritando frases em português, como “Boa noite Brasil” e “Solta o som, DJ”, Yara Sofia levou os fãs à loucura no último domingo (12), quando se apresentou no Music Hall, casa de shows localizada no centro de Curitiba. A drag queen porto-riquenha ficou popular em 2011, quando participou da terceira temporada do reality show RuPaul’s Drag Race. No ano seguinte, Yara retornou à televisão como uma das 12 participantes do RuPaul’s All Star Drag Race, uma edição especial do programa que reuniu as drags mais marcantes das temporadas anteriores para competirem entre si.

Durante sua passagem pelo Brasil, Yara também se apresentou em Recife e São Paulo na companhia de Shângela, outra ex participante do reality show (Foto: Celo Silva)
Durante sua passagem pelo Brasil, Yara também se apresentou em Recife e São Paulo na companhia de Shângela, outra ex-participante do reality show
(Foto: Celo Silva)

A passagem de Yara Sofia pela capital paranaense fez parte da Don’t F*ck it Up, festa inspirada no reality show de RuPaul que promete trazer várias estrelas do programa para performarem em Curitiba e promover encontros entre as drags e seus fãs.

A participação de artista no evento teve direito ao bordão Echa Pa’lante – algo como siga em frente, em português, e a participação de alguns integrantes da plateia em uma reprodução da competição Lip Sync for your Life – duble por sua vida, em tradução livre –  prova do programa em que as participantes devem dublar e interpretar sucessos da música internacional para permanecerem na corrida.

Enquanto se preparava para entrar no palco e iniciar sua performance, Yara Sofia conversou com o Comunicação sobre sua carreira e sua passagem pelo Brasil. Celebridade reconhecida mundialmente pela arte drag, ela contribui com a sua perspectiva para a segunda matéria da série sobre cultura drag desenvolvida pelo jornal:

Você está em Curitiba só para a festa? O que está achando da cidade, da energia, das pessoas?

Eu amo o Brasil [em português], amo os fãs daqui. Não tive muito tempo para conhecer a cidade, mas me apresentei em São Paulo e Recife na semana passada e adoro a energia dos brasileiros, o amor de vocês é uma coisa muito poderosa.

Em sua opinião, qual é a importância de festas como esta para a disseminação da cultura drag?

É legal porque podemos ter um contato maior com os fãs e, baby, eu amo meus fãs. Eles sempre me param depois dos shows para perguntar coisas e dizer o quanto eu os inspiro, a sensação é ótima. E ver uma drag ao vivo significa entender melhor a performance, a dimensão e a importância do trabalho dela porque a experiência é muito diferente, isso é sensacional.

Como participar do Ru Paul’s Drag Race mudou sua vida?

Tudo mudou muito. Agora tenho várias viagens marcadas, estou sempre indo de um lado para o outro desde que participei do programa pela primeira vez. É uma loucura, mas amo essa oportunidade de passar por tantos lugares diferentes e conhecer tanta gente que me trata de um jeito tão especial durante as turnês.

Quais são seus planos para o futuro, profissionalmente falando?

Ah, nós temos muitas apresentações programadas até o final do ano. Vamos continuar em turnê, passando por vários bares e boates no México e nos Estados Unidos, principalmente em Los Angeles. Alguns DJs têm feito convites para produzirmos músicas também. Estamos com a agenda bem cheia. Espero que continue assim por um bom tempo, porque adoro todas essas viagens.

Para conferir a primeira reportagem da série sobre a cultura drag clique aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo