Por Lee Pedroso
A Fundação Cultural de Curitiba trabalha contra o tempo para finalizar a estrutura dos espetáculos natalinos que iluminarão a Praça Santos Andrade neste fim de ano. Com um prazo de apenas dez dias para a montagem, “as equipes estão fazendo o possível para que as atrações estreiem no dia 27 de novembro”, como afirma o arquiteto e urbanista Fernando Canalli, que faz parte da organização do evento.
Presente pelo segundo ano consecutivo, a gigante árvore de Natal terá como palco as escadarias do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além dela, outras atrações devem entrar na programação do Natal de Curitiba, como o espetáculo “Abrace o mundo”. A aprentação contará a história de um menino que questiona como os presentes chegam para todas as crianças do mundo ao mesmo tempo. A fachada da Universidade servirá de cenário para esta narrativa natalina.
Paralelamente, em frente ao Teatro Guaíra, será montado um segundo palco, destinado ao musical “A inesquecível fábrica de emoções”. A concepção deste espaço é assinada pelo arquiteto e urbanista Fernando Canalli, que integra a organização do evento, em parceria com Daniele Tahira, arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

As instalações já despertam sentimentos entre quem frequenta o local. Para a vigia noturna da UFPR, Karla Nunes Cordeiro, a decoração é uma fonte de alegria. “Eu adoro o Natal, então ver esse tipo de decoração já me alegra desde cedo. Eu chego para trabalhar no clima”, ressalta. Apesar do cronograma apertado, os profissionais garantem que a qualidade do evento não será comprometida. “O prazo curto não interferiu no maior objetivo da atração, que é a felicidade dos curitibanos”, afirmaram Canalli e Tahira.
O evento é resultado de uma parceria entre a Reitoria da UFPR, a Prefeitura Municipal, e a Fundação Cultural. “A instituição faz parte da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, criada pela administração municipal”, explicou Laís Murakami, coordenadora de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.
O público que for à Praça encontrará outras atrações tradicionais, como a Casa do Papai Noel, trenzinho elétrico, decorações lúdicas e interativas e a tradicional Feirinha, com opções de gastronomia e artesanato. A estrutura do palco do Prédio Histórico também terá uso extra. Nos horários em que não estiver sendo usado para os espetáculos de Natal, ficará disponível para atividades culturais alusivas ao aniversário da UFPR. Uma das atrações confirmadas é a apresentação da companhia de dança Téssera, que executará trechos do balé “A Criada” no dia 19 de dezembro, data de comemoração do aniversário de 113 anos da universidade.
Confira a programação de Natal completa no site: https://guia.curitiba.pr.gov.br/natal.


Editado por Juliana Levandovski



