Estreia da modalidade feminina com a partida entre a EPH contra a FAHA. Foto: Divulgação - @pegorinivisuals

Por João Vitor Corrêa

A primeira edição da Copa Curitiba de Handebol movimenta o Ginásio do Tarumã, ao reunir equipes femininas e masculinas em um torneio criado para manter a modalidade ativa no fim da temporada. A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), em parceria com o Governo do Estado, responsável pela estrutura do ginásio.

O torneio começou na noite de ontem, dia 26 de novembro, e segue com jogos nos próximos dias  no Tarumã. Participam do torneio quatro equipes masculinas: Escola Paranaense de Handebol (EPH), Associação Apaixonados por Handebol (MAHA), HandRaiz e Sociedade Thalia; e quatro femininas: Escola Paranaense de Handebol (EPH), Feminino Apaixonados por Handebol (FAHA), Associação de Handebol do Paraná (AHP) e Sociedade Thalia. 

A ideia do evento surgiu após a boa campanha de Curitiba nos Jogos Abertos Master, quando as equipes adultas voltaram com dois vice-campeonatos e um terceiro lugar, incentivando a criação de uma competição da modalidade para encerrar o ano.

Gabriel Bond, técnico da equipe feminina da EPH, ressalta a importância do torneio: “Estamos usando a competição para ajustar pontos técnicos e táticos e preparar a equipe para a próxima temporada. Além disso, oportunidades como essa são fundamentais para o crescimento da modalidade, aumentando a visibilidade ao handebol.”

A iniciativa também dialoga com um movimento mais amplo da SMELJ de fomentar o esporte na cidade. Curitiba tem se consolidado como referência nacional, com estruturas como a maior parede de escalada da América Latina e a única pista de BMX olímpica da América do Sul. A inclusão do handebol adulto nesse circuito reforça o compromisso da gestão com a diversidade esportiva e a ocupação dos espaços públicos. 

O Tarumã já é um ambiente tradicional para a modalidade, ao longo do ano, recebeu atividades de iniciação que aproximam crianças do handebol. Para a organização, manter essa linha contínua até o adulto é fundamental para fortalecer a modalidade na cidade. “A gente vê o handebol crescendo, e o Tarumã já é um dos espaços onde essa prática se mantém viva desde a base”, afirma Marcello Texi, chefe de gabinete do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.

A Copa Curitiba de Handebol segue no Ginásio do Tarumã hoje, dia 27 de novembro, amanhã, dia 28, e nos dias 1, 2, 3, 4 e 8 de dezembro. Com partidas abertas ao público, das 18h30 às 23h. 

Editado por João Pedro Mello.