qui 25 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: A semana dos pesquisadores

Agenda Federal: A semana dos pesquisadores

Você já deve estar cansado de ouvir que a Universidade se baseia em um tripé de ensino, pesquisa e extensão. Mas pouco se fala sobre a atividade do meio, que é essencial para quem deseja seguir carreira acadêmica em qualquer área.

Especialmente nesta semana, a UFPR sedia dois importantes eventos de pesquisa em duas áreas completamente diferentes: Filosofia e Design. O centenário também reserva espaço para outro evento – e tem uma festa também, se você não quer nem saber dos eventos anteriores.

No Agenda Federal desta semana, confira a programação na UFPR de 19 a 25 de novembro:

Fonte da imagem: 4OSPDS

Se você é designer, cria designs (cuidado para não confudir!) ou está em processo de graduação ou pesquisa na área, não pode deixar de acompanhar o 4º Simpósio Paranaense de Design Sustentável, que deve apresentar trabalhos em áreas como design de moda, sistemas, gráfico e da comunicação, produtos e de ambientes, serviços e da interação e estratégico, entre outros. A apresentação de artigos e as palestras contam até com um convidado internacional, o Prof. Ezio Manzini, do Politecnico di Milano.

4º Simpósio Paranaense de Design Sustentável
Terça-feira, 20 de novembro;
Local: Anfiteatro 100 do edifício Dom Pedro I, na Reitoria;
8h às 18h45: Credenciamento
9h às 20h30: Artigos, palestras e mesas-redondas
Para a programação completa, é só clicar aqui.

Fonte da imagem: OPA

Se a sua praia são ciências humanas, mais especificamente a Filosofia, então o evento para você é o V Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR. Durante vários dias, serão apresentados trabalhos de estudantes da graduação local, além de palestras de professores de várias universidades do país.

V Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia
De 19 a 23 de novembro, na Reitoria da UFPR;
Palestras e mesas redondas de terça (20) a sexta (23), das 9h às 19h ;
Programação completa em neste link.

Centenário

Fonte da imagem: Divulgação/UFPR

Em todos os dias 19 do ano, a UFPR recebe ou faz homenagens à instituição para celebrar o centenário que, caso você não saiba (sério? Onde esteve nos últimos meses?) ocorre agora em 2012. Para novembro, as celebrações são mais solenes e oficiais, envolvendo até uma sessão com os deputados estaduais.

Centenário da UFPR
Segunda-feira, 19 de novembro;
10h30: Homenagem aos parceiros institucionais da UFPR;
Local: Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico;
14h30: Menção honrosa à UFPR e inauguração de exposição de fotos dos 100 anos da Universidade;
Local: Assembleia Legislativa do Paraná.

Fiesta!

Fonte da imagem: Divulgação

Está chegando a 6ª edição da Rave Universitária, uma festa que não tem divisão de curso ou instituição de ensino: todo mundo lá só quer se divertir. São quatro palcos diferentes, cada um dedicado a um estilo musical. Promete 40 atrações e 15 horas de festa. Será que você aguenta?

6ª Rave Universitária
Sábado, 24 de novembro de 2012;
Local: Park Ball (Rua José Zancheta Filho, 1255 – São José dos Pinhais);
Palcos: Pop Jungle, Eletronic Stage, Country e Sertaneja, Espaço Micareta;
Preços: Pista normal R$ 22 e Backstage Open Bat (R$ 70 feminino/R$ 80 masculino);
Ingressos à venda nas Livrarias Curitiba e lojas Water Falls de shoppings, no Posto Sorriso (Av. Cândido Hartmann, 379) e na Batha Bhaya (R. Pedro Gusso, 4017);
Clique aqui para o cartaz oficial do evento.

Anuncie aqui

O Agenda Federal pode ser seu espaço de divulgação! Seu curso vai oferecer alguma atividade interessante e que precisa de divulgação? O centro acadêmico vai dar aquela festa e quer o máximo de presentes possíveis? Tem algum anúncio de produto ou moradia relacionado à Universidade? É só mandar um email para jornalcomunicacao@ufpr.br com a sua sugestão para, quem sabe, aparecer aqui no Jornal Comunicação na semana que vem. Até a próxima!