Teve início nesta segunda-feira, 24, o 14º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que busca promover e incentivar trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. O evento está ocorrendo no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e vai até o dia 28 de novembro.

O CBIE é considerado o maior evento de informática e educação da América Latina, e este ano traz como tema “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”.

O Professor Rodrigo Pereira, um dos organizadores do congresso, afirma ser muito significativo para a UFPR sediar este evento. “A Universidade Federal do Paraná está reafirmando o protagonismo enquanto uma instituição que pauta discussões de tecnologias educacionais, numa perspectiva responsável, alinhada ao Software Livre, alinhada à soberania digital e tecnológica”, ele declarou.

Da direita para a esquerda, os professores e organizadores: Natasha Valentim, Mariane Cassenote, Rachel Reis e Rodrigo Pereira | Foto: Giovani Sella.

O CBIE conta com diversos outros eventos, nos quais participam não apenas acadêmicos, mas também ONGs e demais representantes dos setores público e privado. O “Apps.Edu”, por exemplo, é um concurso destinado a softwares educacionais que oferecem soluções tecnológicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais. Confira todos os eventos satélite no site do evento.

COMO PARTICIPAR

A programação, que pode ser encontrada no site do congresso, conta com palestras, resultados de pesquisas, cursos e o Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE). O Concurso seleciona e premia os três melhores trabalhos nas categorias: teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso da área de Informática na Educação.

Todos os dias há pelo menos um painel ou uma palestra que discute temas críticos sobre computação e educação. Todas as atividades da programação são abertas ao público, basta se inscrever no site, fazer o credenciamento no local e desfrutar de todas as discussões do CBIE.

Atividades do congresso no prédio da administração do Centro Polítécnico| Foto: Giovani Sella

Para quem não puder acompanhar o evento presencialmente, algumas das palestras serão transmitidas via YouTube, no canal da Comissão Especial de Informática na Educação.

HOMENAGEM AO PROFESSOR ALEXANDRE DIRENE

Alexandre Direne, que foi homenageado em um dos eventos do CBIE, o CTD-IE, foi professor da UFPR e um dos fundadores da comunidade da Informática e Educação. Rodrigo Pereira, que foi seu colega, falou sobre as memórias que tem de Direne. “Foi um professor muito querido, respeitado e reconhecido pela comunidade de informática na educação no Brasil”, relatou.

Falecido em 2014, Alexandre lecionou desde 1993 para alunos de graduação e pós-graduação no Departamento de Informática da UFPR. O Centro Acadêmico de Ciência da Computação da UFPR também leva o seu nome em homenagem.

Reportagem: Giovani Pereira Sella | Edição: Manoel Salvador | Orientação: Gabriel Bozza.