Os pequenos foram presença marcante no Go Skate Day, que reuniu 30 mil pessoas ontem (27) no centro de Curitiba. A festa teve música, manobras e ares políticos e de cidadania, que ecoavam em cada boca que pronunciava a expressão Curitiba Skate Center.
“O Curitiba Skate Center é um movimento nosso para exigir que o governo construa uma pista que não seja só uma pistinha de bairro, seja um lugar com todas as condições técnicas para treinos e competições”, conta Guilherme Morais Gonçalves, organizador do evento e presidente da Associação de Skatistas da Praça. A causa é justificada pelos 100 mil praticantes do skate em Curitiba e região metropolitana – dados da Federação de Skate do Paraná. Quantos deles são crianças? Não se sabe, mas Guilherme imagina que “dá pra ter uma noção olhando a quantidade de piazada ao redor”.
“Eles são o futuro do esporte e precisam de condições”. Luis Henrique, 10, é uma das crianças a quem Guilherme se refere.
O menino começou no skate com a ajuda do tio. Em breve, a pista da Vila Verde onde mora não será suficiente. “A pista é boa, mas tem umas partinhas que estão quebradas e não dá pra fazer novas manobras”, reclama o menino que prontamente volta a olhar os skatistas profissionais que se exibem no evento.
A prefeitura declarou em seu site que reformou 3 pistas e pretende construir mais 8. Nada sobre um complexo profissional foi mencionado.