dom 04 dez 2022
HomeCopa 2022Na abertura da Copa, Equador vence Qatar por 2x0

Na abertura da Copa, Equador vence Qatar por 2×0

Catar é o primeiro anfitrião a ser derrotado na estreia da Copa do Mundo

Na partida de abertura da Copa do Mundo Catar 2022, o Equador venceu os anfitriões por 2 a 0, com dois gols de Enner Valencia. Na partida disputada neste domingo (20), a La Tri consegue um feito histórico com a vitória, afinal, nunca antes uma seleção havia vencido os anfitriões em estreia de mundial. A partida no Al Bayt Stadium teve o domínio equatoriano durante os dois tempos e poucas chances criadas pelos donos da casa.

+ Confira o Guia da Copa do Mundo aqui do Jonal Comunicação!

Ficha técnica da partida

Qatar 0 x 2 Equador (Grupo A)
Local:
Al Bayt Stadium
Data: 20/11/2022 – Domingo, 13h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato
Escalação Qatar: Al Sheeb; Pedro Miguel, Hassan, Boualem, Al-Rawi, Homan Ahmed, Hatem, Boudiaf, Almoez Ali, Al-Haydos e Akram Afif. (Félix Sanches).
Escalação Equador: Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié, Estupiñán, Plata, Méndez, Caicedo, Ibarra, Valencia e Estrada. (Gustavo Alfaro)
Gols: Enner Valencia (2x)
Cartões: Afif, Boudiaf, Almoez Ali e Al Sheeb (Qatar). Caicedo e Méndez (Equador).

Primeiro tempo

O Equador dominou todo o primeiro tempo da partida. Logo aos 5 minutos de jogo, Enner Valencia aproveitou a confusão na área do Qatar e abriu o placar, porém, após análise do VAR, o árbitro italiano invalidou o gol. A partida teve um clima quente em todo o seu início – muita disputada e com entradas duras durante todo embate. Aos 15 minutos, Enner Valencia foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. O próprio atacante converteu a cobrança e abriu o placar para a seleção equatoriana. Aos 30, Enner Valencia ampliou de cabeça e se firmou como o nome do jogo. A equipe do Catar sofria com a falta de criação e a pouca efetividade no ataque – os anfitriões foram para o segundo tempo sem finalizar nenhuma vez ao gol equatoriano.

Segundo tempo

Com o resultado já consolidado na etapa inicial, a equipe do Equador não ofereceu tanto perigo ao gol adversário no segundo tempo. Os donos da festa ainda sofriam com o problema na troca de passes e as transições de meio-ataque. Os atacantes da seleção do Catar praticamente não participavam do jogo. O Equador voltou a oferecer perigo após as entradas de Sarmiento e Cifuentes. O único momento de maior perigo oferecido pelos donos da casa na segunda etapa foi com a finalização para fora do atacante Muntari, nos últimos momentos do jogo. Com um segundo tempo sem muitos perigos, o Equador conquista os três pontos e já começa na frente pela classificação do grupo A – que ainda conta com Senegal e Holanda.

Foi um jogo muito difícil, nós não começamos da melhor forma possível, pesou bastante a situação e acabou condicionando o jogo. Faltou confiança, dois gols entraram logo cedo. O Equador nos superou em todos os aspectos, então fica o aprendizado

Declarou o técnico Félix Sánchez.

Próximas partidas das seleções

O Catar volta aos gramados na próxima sexta-feira (25), às 10h00 (de Brasília), contra a seleção de Senegal. O Equador entra em campo também na sexta-feira (25), às 13h00 (de Brasília), contra a seleção da Holanda. A primeira rodada do grupo A termina amanhã, às 11h, com a partida entre Senegal e Holanda.

Confira a classificação atualizada do Grupo A.

NOTÍCIAS RELACIONADAS