ter 30 nov 2021
HomeDestaquesO fim de 358 anos de história

O fim de 358 anos de história

A terceirização e precarização da mão de obra são peças-chave na discussão sobre a privatização dos Correios, uma das maiores empresas estatais do Brasil

A discussão sobre a venda da mais antiga estatal do país, com mais de 350 anos de história, teve início em 2019 pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou a urgência da separação dos Correios do controle do Estado. Em uma pesquisa realizada, neste ano, pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) são expostas as opiniões dos trabalhadores terceirizados da empresa.

Em conjunto com uma reportagem de fôlego que esclarece a atual situação dos Correios, o levantamento aborda o relacionamento negligente da estatal com seus trabalhadores terceirizados. No total, foram coletadas mil e 500 respostas. “O fim de 358 anos de história” foi desenvolvida pelos estudantes Isadhora Santa Clara, Izabela Morvan, Jéssica Blaine, Leticya Nogarolli, Lucas Daniel de Lima, Luís Henrique Pacheco, Mayala Fernandez e Paula Bulka Durães, com supervisão da professora Valquíria John.

A reportagem completa pode ser acessada por meio deste link.

Este trabalho é parte de uma série produzida na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria do Jornalismo I – Jornalismo Longform, ofertada em 2021, que retrata como diferentes categorias foram afetadas pela pandemia. Acesse as demais reportagens da série por meio destes links:

NOTÍCIAS RELACIONADAS