ter 19 mar 2024
HomeDestaquesRotinas em curto-circuito

Rotinas em curto-circuito

Apatia e melancolia superam diversão nas redes sociais durante a Covid-19

Pesquisa realizada neste ano pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) expõe as alterações no cotidiano frutos da pandemia do coronavírus. Levantamento aborda temas como educação, lazer, infância, terceira idade, relações familiares, trabalho em casa e saúde mental.

A reportagem “Pandemia, rotinas em curto-circuito”, resultado da disciplina de Redação 1, é desenvolvida pelos estudantes Adrielly Lima Guterres, Carolina Genez, Cecília Sizanoski Sanchez, Chananda Lipszyc Buss, Emerson Araújo, Giulia Michelotto Cordeiro, Isabella Honório, Jessica Rafaella, Jully Ana Mendes, Luisa Mattos, Marina Chioca Anater, Munira Bark, Paula Bulka e Thiago Fedacz Anastacio. O trabalho também esteve sob monitoria de Carolina Ghilardi e orientação do professor José Carlos Fernandes.

Os dados apresentados na reportagem, extraídos da pesquisa, foram coletados por meio de formulário eletrônico, entre os dias 9 e 14 de março deste ano, junto a 277 moradores de Curitiba e Região Metropolitana, no Paraná. O trabalho também destaca depoimentos de pesquisadores universitários, além de crianças que enfrentaram o fechamento das escolas e a distância dos familiares, jovens que possuíram dificuldade emocional em lidar com as redes sociais e idosos que contornaram a solidão e a depressão em tempos de isolamento social.

A reportagem completa pode ser acessada por meio deste link.

Este trabalho é parte de uma série produzida na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria do Jornalismo I – Jornalismo Longform, ofertada em 2021, que retrata como diferentes categorias foram afetadas pela pandemia. Acesse as demais reportagens da série por meio destes links:

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo