qui 28 mar 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeSustentabilidade em pauta: revista destaca as várias áreas de interação entre a...

Sustentabilidade em pauta: revista destaca as várias áreas de interação entre a sociedade e o meio ambiente

Por meio de 14 reportagens, a publicação aborda ao mesmo tempo as complicações causadas pela ação humana no planeta e iniciativas para a redução dos problemas ambientais

Nesta data (16/3), é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela humanidade atualmente. Caracterizadas principalmente pelo aumento da temperatura média observado em regiões de todo o planeta, elas têm um impacto direto em diversas áreas do planeta, podendo levar a resultados catastróficos se não forem tomadas medidas eficientes e incisivas para lidar com a situação. E para que estes avanços na questão ambiental ocorram, é de suma importância que as discussões sobre o tema estejam difundidas entre toda a população, especialmente no Brasil.

No entanto, como demonstrado pela segunda edição da Revista Mercúrio (2021), estas discussões não se limitam a aspectos que afetam todo o país. Reunindo 14 reportagens produzidas por alunos de jornalismo da Universidade Federal do Paraná, a publicação discute perspectivas diferentes sobre a questão ambiental, ressaltando tanto áreas problemáticas do tratamento ambiental no país, quanto iniciativas e boas práticas adotadas para lidar com estes problemas.

Entre o material da revista, destacam-se: uma entrevista com o professor da UTFPR e PhD em Meio Ambiente Eloy Casagrande, feita por Guilherme Lara da Rosa e Joana Giacomassa, a reportagem produzida por Luísa Mainardes sobre o modelo de produção agrícola tradicional dos faxinais, que corre o risco de desaparecer completamente, e uma exploração do impacto da presença das linhas do trem na cidade de Curitiba, elaborado por Luciana Melo, Rafaela Moura e Vitor Hugo Batista.

A revista foi organizada, editada pelos estudantes de jornalismo Valkyria Rattmann, Catherine Grein, Enzo Labre, Letícia Ribeiro e Eduardo Magalhães, e ilustrada pelo estudante de publicidade e propaganda Alisson Luiz. Ela foi elaborada como produto final da disciplina Projeto Editorial e Gráfico da UFPR, sob a orientação do professor José Carlos Fernandes, e foi vencedora da etapa regional do prêmio Expocom 2021, na categoria de Revista Customizada.

Você pode conferir a segunda edição da Revista Mercúrio na íntegra neste link.