seg 18 out 2021
HomeDestaquesTecnologia em prol da mobilidade urbana

Tecnologia em prol da mobilidade urbana

Desenvolvedores do Busão Curitibano com o aplicativo

Com uma área total de aproximadamente 431 km² e 75 bairros diferentes, é praticamente impossível conhecer cada canto de Curitiba. Pensando numa maneira de ajudar as pessoas a ir e vir pela cidade surgiram os aplicativos (app) Taxijá e Busão Curitibano. De maneira totalmente gratuita, o Taxijá permite encontrar táxis próximos e chamá-los pelo celular, enquanto o Busão Curitibano disponibiliza aos seus usuários uma lista de ônibus e linhas.

Segundo o representante comercial do Taxijá em Curitiba, João Carlos de Lucas Neto, já existiam soluções parecidas na Europa e a ideia foi trazida ao Brasil. Hoje já foram feitos mais de dez mil downloads do aplicativo em Curitiba e região metropolitana, com cerca de 240 táxis cadastrados. O aplicativo tem sido melhorado desde a sua criação.

“Já estamos atingindo o ideal”, conta João Carlos quanto aos aperfeiçoamentos do app, que agora dispõe de histórico de corrida e um chat interno para comunicação entre passageiro e taxista.

Algumas melhorias também estão em vista para o Busão Curitibano, que foi lançado há pouco mais de um mês e já conta com 11 mil downloads e 15 mil acessos no site. “Na verdade o aplicativo ainda não está pronto. Ele foi lançado, mas a gente continua trabalhando para melhorá-lo”, diz Katia Fernanda, responsável pelo design e ilustração do app. Novas funcionalidades devem ser incorporadas, como a possibilidade de traçar uma rota ou verificar quanto tempo falta para o ônibus chegar a determinado ponto.

Começo

O Busão Curitibano levou cinco meses para ficar pronto, desde a ideia inicial. Segundo seus desenvolvedores, a maior dificuldade foi o requisito das informações, pois não sabiam onde conseguir as referências de que precisavam para o aplicativo. Ao longo do tempo, porém, encontraram um site da URBS que fornecia as informações necessárias.

“A gente estava pesquisando algum aplicativo para iPhone que mostrasse horários de ônibus em Curitiba. Não achamos, e vimos aí a oportunidade de fazer o nosso próprio”, conta Diego Trevisan, uma das cinco pessoas envolvidas na criação do Busão Curitibano, que usaram seu tempo livre para desenvolvê-lo.

Os sites para obter os aplicativos podem ser acessados pelos endereços busaocuritibano.com.br e taxija.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes