O centro de Curitiba será palco de uma visita mediada que propõe um mergulho profundo nas memórias da cidade, explorando o que é lembrado e, sobretudo, o que o coletivo opta por esquecer. Intitulada “Visita mediada, da Rua do Poder à Rua Rebelde”, a atividade convida os participantes a percorrerem um trecho marcante da capital paranaense sob uma ótica histórica e crítica.
A iniciativa, guiada pelo portal Turistória Curitiba e por dois especialistas em História, Gabriel Brum Perin, mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Gustavo Pitz, mestre em Ensino de História também pela (UFPR), busca resgatar as camadas da experiência urbana e provocar um diálogo sobre as narrativas que moldaram a cidade ao longo do tempo. O percurso tem como objetivo não apenas a observação da arquitetura e do cotidiano, mas a reflexão ativa sobre as marcas históricas, sociais e culturais presentes na paisagem central.
Memória Urbana e Patrimônio Imaterial
As cidades estão sujeitas a um processo contínuo e muitas vezes imperceptível de “apagamentos silenciosos”. Estes apagamentos não se manifestam apenas na demolição de edifícios antigos, mas na negligência das narrativas e vestígios que compõem a memória urbana da comunidade. A não valorização desses contextos históricos e espaciais representa um risco real da perda da memória urbana, essenciais para a compreensão da própria cidade.

Como participar?
A visita mediada será oferecida em quatro horários distintos, distribuídos em duas datas: 25 de novembro, duas sessões, das (10h às 12h) e das (14h às 16h) e 29 de novembro, duas sessões, das (10h às 12h) e das (14h às 16h).
Os interessados devem entrar em contato com o telefone (41) 99238-4590 para confirmar a inscrição e verificar a disponibilidade de vagas. Para aqueles já inscritos, devem se dirigir ao Ponto de Encontro, em frente à Câmara Municipal de Curitiba, no horário escolhido.
A iniciativa promete ser uma oportunidade valiosa para moradores e visitantes que desejam compreender a cidade para além de seus cartões postais, enfrentando as complexidades de sua história.
Para mais informações, acompanhe o perfil do Turistória Curitiba no Instagram.


