qui 18 abr 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeDesafio Intermodal realiza 15ª edição esta noite em Curitiba

Desafio Intermodal realiza 15ª edição esta noite em Curitiba

Ideia é encontrar meios de transporte mais rápidos, mais baratos e menos poluentes no dia-a-dia da cidade

Já pensou qual meio de transporte é mais eficiente para se mover pela cidade no horário de pico? É pensando nisso que no fim da tarde desta quinta-feira (21), acontece a 15ª edição do Desafio Intermodal de Curitiba, como parte da programação da Feira de Mobilidade Urbana Sustentável.

O desafio é percorrer cerca de 10 km, saindo do Centro Politécnico às 18h e finalizando na Praça Santos Andrade, com o modal escolhido pelo participante. O trajeto é livre, mas os desafiantes devem obrigatoriamente parar no Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo é identificar qual meio de transporte é mais barato, rápido e menos poluente. O evento é realizado pelo programa de extensão Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Instituto Lactec.

Este ano, serão nove modais, divididos em 34 categorias, sendo eles: Bicicleta Tandem, Bicicleta Elétrica, Moto, Moto elétrica, carro elétrico, carro híbrido (elétrico/combustão), carro adaptado PCD, ônibus comum e PCD, táxi, táxi PCD, aplicativo PCD, patinete, patinete eletrico, skate, multimodalidade (a pé + ônibus) e multimodalidade (ônibus + bikeshare), multimodalidade (a pé + bikeshare), multimodalidade (aplicativo + bikeshare), multimodalidade (aplicativo + a pé).

Coordenadora do projeto e organizadora do evento, Silvana Nakamori fala sobre o debate que o Desafio se propõe a levantar: “o ônibus está ficando em último lugar, mas não dá para tirar o ônibus, tem que fazer a discussão que precisa de incentivo para o ônibus”.

NOVIDADES

O Desafio Intermodal é inspirado no “Commuter Challenge”, que surgiu no Canadá na década de 1990. A ideia era incentivar que pessoas deixassem os carros em casa e optassem por meios de transporte alternativos. O desafio chegou no Brasil no Rio de Janeiro ainda nos anos 90 e acontece anualmente em Curitiba desde 2007.

As edições de 2020 e 2021 foram canceladas pela pandemia de covid-19 mas o projeto voltou em 2022. E esse ano traz novos desafiantes: o modal pedestre ganhou a variedade power walking. As bicicletas compartilhadas, que chegaram na cidade em julho, também já estão contempladas. A bike fixa é mais uma ganhou uma categoria, além do monociclo elétrico que faz a sua estreia. Outra novidade são as categorias multimodais, em que o desafiante utiliza mais de um modal ao longo do percurso.

SERVIÇO

Largada: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR, 81530-000

Ponto Médio: Av. Silva Jardim, 807 – Rebouças, Curitiba – PR, 80230-000

Chegada: Praça Santos Andrade – Centro, Curitiba – PR, 82590-300

Por Emilly Cristina Domingues e Rafael Maldonado

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo